Nos dias 9 e 10 de novembro, profissionais de representativas áreas do turismo estiveram reunidos em Fátima para partilhar as mais recentes tendências do mercado e para discutir caminhos de futuro para a actividade, no âmbito da convenção anual da GO 4 TRAVEL – o SUMMIT 4 TRAVEL.
A terceira edição do SUMMIT 4 TRAVEL teve como mote “Diga Presente ao Futuro”. A convenção reuniu cerca de 260 participantes, entre os quais membros das empresas accionistas da GO 4 TRAVEL, e 48 empresas fornecedoras e um amplo número de convidados, que debateram o futuro do sector turístico.
A sessão teve início com o discurso de abertura feito pelo Presidente do Conselho de Administração da GO 4 TRAVEL, João Matias, que alertou para as rápidas transformações do sector do turismo em Portugal, que descreveu como “maduro, competitivo e decisivo”. João Matias abordou também o hot topic do NDC (New Distribution Capability), uma tecnologia baseada num standard de transmissão de dados criada para facilitar a comunicação entre as empresas da indústria das viagens, como companhias aéreas e agências de viagens, e que permitirá evoluir as tradicionais formas de distribuição e a venda a retalho de viagens: “Internacionalmente, o tema do NDC continua a emergir como um standard no transporte aéreo. A tecnologia e a alteração de paradigmas no mercado turístico constituem impulsos de mudança aos quais nos vamos ter que adaptar rapidamente. Assim, a GO 4 TRAVEL continua focada no seu programa de linhas de ações estratégicas assentes na inovação, formação, sustentabilidade e parcerias.” Para rematar a sua apresentação, João Matias chamou a atenção para a importância de encontros como o SUMMIT 4 TRAVEL que “permite fortalecer as relações com os parceiros e potenciar as sinergias entre as empresas do grupo.”
Também Ricardo Ferreira, responsável pelo departamento de Comunicação, Marketing e Inovação da GO 4 TRAVEL referiu que “O SUMMIT 4 TRAVEL é uma excelente oportunidade de partilha de conhecimento entre os actores do mercado de viagens e de reflexão sobre o futuro da actividade.”, tendo destacado que “Este é o único evento direccionado ao segmento de corporate travel e do segmento de “Grupos & Incentivos”em Portugal.”
Luís Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu à GO 4 TRAVEL por ter escolhido Fátima para a sua convenção anual. O munícipe aproveitou para reforçar o potencial turístico e cultural da região, convidando os presentes a regressarem para uma estadia de lazer.
O Presidente da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo), Pedro Costa Ferreira, afirmou que o SUMMIT 4 TRAVEL é uma oportunidade para reunir colegas de trabalho e uma pausa necessária para se refletir em conjunto sobre o balanço de mais um ano de trabalho, congratulando a GO 4 TRAVEL pela organização do evento e por uma liderança dinâmica, mais uma vez, demonstrada.
Outros membros do Conselho da Administração do maior grupo português de agências de viagens tiveram oportunidade de discursar durante a manhã no Hotel Santa Maria como Maria de Lurdes Diniz, que esclareceu as dúvidas da audiência sobre o NDC e as suas especificidades, Tiago Madureira, que partilhou as novidades sobre a modernização da sede da GO 4 TRAVEL e convidou os accionistas a tirarem partido das potencialidades disponíveis. Por seu turno, o administrador João Pinto, destacou as características, potencialidades e desempenho da plataforma de reservas “state of art” da GO 4 TRAVEL, a funcionar desde maio e com excelentes resultados ao nível do desempenho e, ainda, enormes potencialidades de futuro, o 4 BOOK.
No seguimento das intervenções sobre tecnologia e inovação, António Loureiro, Director-geral da Travelport, aconselhou os operadores do sector a focarem-se mais no seu negócio, ao invés de se centrarem apenas nas questões tecnológicas e respetivas limitações.
A convenção foi também marcada pelas intervenções de players e personalidades de referência como o Director-Executivo do NEST (Centro de Inovação do Turismo), Roberto Antunes, que se focou no impacto das novas tecnologias sobre o sector do turismo e que salientou as tendências do mercado para 2020, como a híper-segmentação do consumidor-alvo, a busca pelo contacto com as comunidades locais, a realidade virtual e o comportamento associado às viagens a trabalho dos digital nomads.
Por fim, o reputado Prof. Dr. Nadim Habib fez uma palestra que partiu dos modelos tradicionais de gestão, passou pela evolução dos mercados e dos territórios e que culminou num conjunto de conselhos que ajudarão qualquer organização a atingir os seus objetivos, focando-se no cliente actual, agora um reflexo da evolução tecnológica e do acesso à informação que se reflectem directamente nos comportamentos de consumo.
Já durante a tarde tiveram lugar os business shots, momento dedicado a reuniões one-to-one entre agências accionistas da GO 4 TRAVEL, fornecedores e parceiros. Neste período realizaram-se cerca de 1300 reuniões, num reforço de sinergias que permitiram planear e fechar negócios.
Ao final do dia aconteceu a entrega anual de prémios da GO 4 TRAVEL, onde foram distinguidas duas personalidades de referência no sector: António Gama (fundador da Nortravel) com o prémio ‘Prestígio’ e Joaquim Ferreira (Director-Geral da OSÍRIS) com o prémio ‘Carreira’.
No último dia da convenção, os participantes foram convidados para uma prova de karts, uma acção de team building que fomentou a coesão e reforçou os laços entre os accionistas.
O evento contou pela segunda vez com a participação da Associação Vila Com Vida, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com a qual a GO 4 TRAVEL estabeleceu um protocolo este ano. Estiveram presentes quatro jovens, coordenados pela associação, que deram apoio a nível de acreditações e logística.