TUR4all Portugal: Nova forma de planear experiências de turismo acessível

No mundo, 1 em cada 3 pessoas tem necessidades especiais de acessibilidade, sejam elas definitivas ou temporárias. Em Portugal, existe cerca de 1 milhão de pessoas com necessidades específicas, 2,5 milhões de seniores, 550 mil crianças com menos de 5 anos de idade e outros milhares de pessoas com limitações temporárias ou definitivas.

Numa ação conjunta, a Accessible Portugal, a Fundação Vodafone Portugal e o Turismo de Portugal com o apoio da ENAT – European Network for Accessible Tourism, em colaboração com a PREDIF em Espanha, apoiada pela Fundação Vodafone Espanha, convergiram vontades no sentido de criarem a primeira plataforma ibérica na área do turismo acessível, TUR4all, uma plataforma dinâmica que permitirá uma consulta à oferta turística de Portugal e Espanha, disponibilizando informação objetiva e atualizada sobre as condições de acessibilidade para todos nos hotéis, monumentos e museus, a existência de transportes adaptados, restaurantes com menus em braille, entre outras.

Em Portugal a plataforma TUR4all está a ser desenvolvida, estará disponível a partir do próximo mês de setembro, através de website e aplicação móvel e possibilitará a divulgação da oferta turística acessível para todos. Incluirá informação objetiva analisada por especialistas em acessibilidade para todos, avaliada e comentada pelos próprios utilizadores.

Para Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, “esta é uma plataforma que vem ao encontro de um dos eixos fundamentais da estratégia do Turismo em Portugal e do projeto nacional “All for All”: tornar o nosso país um destino acessível para todos. Numa sociedade cada vez mais global torna-se imperativo desenvolver soluções inclusivas. A TUR4all apresenta-se assim como uma ferramenta importante de inclusão, que posiciona Portugal como país acessível a todos e que permitirá aos seus destinatários usufruírem de uma experiência turística única.”

Esta plataforma visa permitir que cada pessoa possa decidir sobre quais os locais que considera mais acessíveis face às necessidades especiais que tem em determinado momento e, assim, consiga viajar e desfrutar das melhores experiências turísticas, participando nas atividades de lazer. Na TUR4all o utilizador vai conseguir comentar, pontuar e recomendar cada uma das unidades e serviços disponibilizados, ou guardá-los como favoritos. Será, ainda, possível comunicar com outros utilizadores que tenham o mesmo tipo de interesses ou necessidades específicas

Mário Vaz, presidente da Fundação Vodafone Portugal, afirma, por outro lado, “num mundo inegavelmente tecnológico, e numa perspetiva de futuro, onde a autonomia e a inclusão são premissas críticas, é importante que todos possam produzir e partilhar conhecimento e experiências. A TUR4all virá certamente ser um meio de troca de informações e um ponto de referência no que diz respeito ao turismo acessível”.

Já para Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, “é importante que todos os agentes do setor turístico adaptem e qualifiquem a sua oferta turística às necessidades específicas de quem nos visita, desde famílias com crianças pequenas até seniores ou pessoas com algum tipo de incapacidade, ainda que temporária. Trata-se de cumprir o propósito de dotar Portugal como um destino turístico que sabe “Receber Bem”, não alheando a este propósito o desafio que uma oferta turística acessível para todos representa nesta atividade económica enquanto excelente oportunidade de negócio para as empresas e para o país. A TUR4all é, por isso, uma ferramenta de extrema importância que pretende dar não só um sinal de desenvolvimento e cidadania, mas sobretudo proporcionar a todos os que nos visitam uma experiência turística memorável.”

Segundo Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal, “estamos a trabalhar afincadamente para a qualificação e promoção do Turismo para Todos em Portugal. O Mundo é global, a idade dos turistas está aumentar e é necessário criar condições para que todos possam viajar em segurança e com a qualidade de que necessitam para apreciarem os destinos. Trata-se de uma questão de dar resposta às necessidades do mercado e igualmente uma questão de ética”.

A TUR4all estará disponível em português, castelhano, francês, inglês, alemão, italiano e mandarim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui