Turismo do Brasil reforça aposta no mercado português

A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo pretende reposicionar o Brasil entre os destinos internacionais com maior afluência no setor, tendo definido o mercado português como uma prioridade para esta estratégia de promoção. Alavancado pelo rápido avanço da vacinação e o alívio constante das restrições para turistas internacionais, o Brasil investe ainda mais nos seus destinos nacionais e compromete-se com a retoma de um mercado que representava 8.1% do PIB do país em 2019.

O Brasil é, historicamente, um destino de eleição para os turistas portugueses – não só pelas suas características naturais, como também pela relação com mais de cinco séculos e língua portuguesa em denominador comum. Antes de 2020, registava-se uma queda na procura de destinos fora da Europa, tendência acelerada, naturalmente, pela pandemia. Num momento em que o fluxo aéreo mostra claros sinais de retoma, a Embratur reforça a sua intenção em destacar o Turismo do Brasil junto de nacionalidades estratégicas, incluindo Portugal.

De acordo com dados apurados pela Embratur em 2021, existe já um total de 562 voos mensais de Portugal para o Brasil – entre os quais 540 têm partida de Lisboa e 22 voos têm partida desde o Porto. O avanço do processo de vacinação – com 40,64% da população brasileira totalmente imunizada com as duas doses -, e a diminuição das restrições para aviação comercial são também fatores que levam a Embratur a acreditar na recuperação gradual da confiança dos turistas portugueses.

Carlos Brito, presidente da Embratur, declara que “o elo cultural e histórico que nos une, torna Portugal ainda mais estratégico do ponto de vista turístico. Da mesma forma que os brasileiros procuram Portugal como um destino residencial, sabemos que os portugueses sempre encontraram no Brasil um destino especial, pela sua geografia, mas também por o considerarem um destino destino amigável, de hospitalidade e de conforto com a língua. Portugal e Brasil são destinos totalmente distintos em termos de produto turístico, mas há algo que os liga: ambos sentem-se em casa, tudo nos é familiar. Temos trabalhado ativamente de forma a fazer com que Portugal volte a visitar o Brasil, relembrando aos portugueses os motivos que os fazem amar o nosso país”.

O Brasil posiciona-se como um destino versátil – com um vasto território coberto por praias, paisagens naturais, cidades e zonas rurais. Por forma a responder às mais recentes tendências do turismo internacional, a Embratur pretende reforçar o país como destino forte em Ecoturismo e destinos naturais. A estratégia está em linha com as formas de turismo mais procuradas pelos portugueses – que, acima de tudo, procuram turismo de sol e praia (55,6%) natureza, ecoturismo e aventura (20,4%), e cultura (20,8%) como as opções mais populares. A tendência aplica-se globalmente, onde se verifica que os turistas apontam as áreas naturais e os espaços abertos como maiores destinos de interesse.

Para 2021, a Embratur pretende reforçar como destinos tendência na região do Nordeste as cidades Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Seguro e Salvador e, no Centro-Oeste os destinos Brasília, Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante. Já na região Sudeste, o destaque irá para Angra dos Reis, Belo Horizonte, Petrópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto na região do Sul, Curitiba, Florianópolis e Foz do Iguaçu serão as principais cidades.

De acordo com dados da Embratur, estima-se que 72,2% dos portugueses visitam o Brasil mais do que uma vez e que 93,5% dos portugueses que visitam o país pela primeira vez têm intenção de regressar. Além disso, 47,7% dos portugueses fica satisfeito com a experiência vivida no país.

Após desenvolver fortes campanhas orientadas para o turismo doméstico, o maior propósito da Embratur é, atualmente, a promoção do destino Brasil, além fronteiras, visando captar as características mais diferenciadoras do país, reforçando o atual clima de confiança, reforçado pelas medidas implementadas e os níveis de vacinação já alcançados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui