Universidade Europeia cria primeiro Laboratório Colaborativo do Turismo

0
40

A Universidade Europeia, através da Faculdade de Turismo e Hospitalidade, e em conjunto com 20 entidades parceiras na área do turismo, criou o primeiro Laboratório Colaborativo do Turismo designado por KIPT (Knowledge to Innovate Professions in Tourism), cofinanciado pela Fundação da Ciência e Tecnologia, entidade também responsável pela Agenda de Investigação e Inovação em Turismo, que inspirou este Laboratório. Esta ação pretende contribuir para melhorar a situação social dos trabalhadores do turismo, promover e valorizar a profissão, numa abordagem inclusiva, recompensadora e conciliadora.

O setor do turismo é um dos mais afetados pela COVID-19, e carece de soluções urgentes e projetos inovadores que tragam novo alento à sua atuação.

É exatamente neste sentido que a Universidade Europeia e duas dezenas de instituições de investigação, ensino e transferência de tecnologia, empresas e entidades públicas com um papel de destaque na definição de políticas de turismo, propuseram a criação de um Laboratório Colaborativo do Turismo, com o objetivo de aproximar as empresas e a Academia.

Este novo Laboratório Colaborativo do Turismo desenvolveu um plano de ação suportado em três cenários que antecipam os estágios de recuperação que o turismo enfrentará no futuro próximo. Numa primeira fase, estão previstas ações de sobrevivência e resiliência; segue-se a recuperação, suportada em inovação e empreendedorismo; e, por fim, antecipa-se a transformação digital do setor.

Este plano será desenvolvido em torno de três eixos estratégicos de conhecimento, emprego e competitividade sustentável e cinco áreas de desenvolvimento: informação, formação e educação, carreira e competências, certificação, qualidade e sustentabilidade e inovação e empreendedorismo.

O KIPnasce assim por iniciativa da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia, com financiamento da FCT e conta com uma liderança conjunta das entidades parceiras ligadas à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, à governação turística, aos sistemas de informação, à certificação, à hotelaria e restauração, à operação, às agências de viagens, à sustentabilidade e à inovação e empreendedorismo. São elas: a Universidade do Algarve, Universidade de Évora, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL, Universidade Lusófona,  Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Bragança, UNIAUDAX – Centro de Empreendedorismo e Inovação, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Turismo do Centro, Município de Loulé, Algardata, Sistemas Informáticos, SA, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, SGS Portugal, Salvor – Sociedade de Investimentos Hoteleiros, SA. – Pestana Hotel Group, Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, SA, HOTI STAR- Portugal Hotéis, SA; Media Invest MITG LDA, Prizmakat Lda, BLue Geo LIghthouse, Lda, Logical Safety S.A e UPSTREAM – Valorização do Território, S.A..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here