A Comissão Europeia divulgou esta quinta-feira, 14 de maio, um pacote de documentos orientadores dirigidos ao setor do Turismo, indo ao encontro do solicitado por vários Estados-Membros, entre os quais Portugal, na reunião de Ministros do Turismo da União Europeia de 27 de abril.

Este pacote é composto por orientações e recomendações para áreas específicas nos setores do Turismo e dos Transportes, tendo em vista apoiar os Estados-Membros, sobretudo, no levantamento de restrições aplicáveis às viagens e nas orientações que permitem aos operadores turísticos reiniciaram a sua atividade, respeitando as necessárias precauções sanitárias.

O pacote oferece ainda linhas orientadoras de política pública, salientando uma estratégia europeia de curto e médio prazo para a recuperação em 2020 e nos anos seguintes.

Neste documento, são ainda definidas orientações para uma abordagem comum da UE como: restabelecimento da livre circulação de pessoas, através do levantamento das restrições nas fronteiras internas, de forma gradual e coordenada; um quadro para apoiar o restabelecimento gradual dos transportes, garantindo simultaneamente a segurança dos passageiros e dos trabalhadores do setor; uma recomendação com vista a tornar os vales de viagem uma alternativa atrativa ao reembolso em numerário, para os consumidores; e critérios para relançar, de forma segura e gradual, as atividades turísticas e para estabelecer protocolos de saúde para os estabelecimentos hoteleiros.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, congratula-se com a “iniciativa da União Europeia em conduzir uma abordagem coordenada no que diz respeito ao restabelecimento da mobilidade e conectividade interna, sem discriminação por nacionalidades e com medidas sanitárias e de segurança proporcionais”.

Além de saudar as medidas recomendadas para a retoma do setor turismo na Europa, a secretária de Estado destacou a “oportunidade para, em definitivo, se colocar a Sustentabilidade e a Agenda Digital no processo de desenvolvimento do turismo, contribuindo, assim, para que a Europa se afirme como líder mundial neste setor”.

“Aguardamos apenas a definição do pacote financeiro, que apoiará os Estados Membros nesta caminhada de relançar o Turismo, sempre em observância e respeito pelas recomendações das autoridades de saúde”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui