10º Congresso APECATE tem início amanhã

António Marques Vidal, presidente da Direção da APECATE, Domingos Bragança Salgado, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal e Rita Marques, secretária de Estado do Turismo vão marcar presença na Sessão de Abertura do 10.º Congresso da APECATE, marcada para as 9h30 do dia 8 de março, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

Sob o mote “Back on track”, o 10.º Congresso da APECATE vai colocar em debate, durante dois dias, as questões de fundo estruturais para o trabalho das empresas deste setor, contando, para isso, com diferentes intervenções em vários âmbitos, como os apoios às empresas, o ordenamento, os recursos humanos e a fixação de talentos, as relações de trabalho e a legislação em vigor, terminando com um painel de olhares criativos e diversos de personalidades exteriores ao turismo.

Miguel Bica, um dos fundadores da plataforma Gerador – plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação – é responsável pela intervenção de abertura no congresso. “O mundo está em constante mudança, acelerada pela pandemia e, agora, pela existência de um conflito europeu que não se prevê breve. No entanto, há sempre oportunidade na mudança e é fundamental o esforço de perceber a fundo essa mudança, de forma a antecipar estratégias e políticas, encontrando oportunidades na dificuldade. Eu trarei um ponto de vista de alguém que pensa Cultura e sociedade. O tecido cultural é sempre feito pelas pessoas e, por isso, sempre coerente com a sua interpretação da realidade atual e em constante e rápida transformação. As pessoas, o território e a influência cada vez mais global dos acontecimentos irão determinar os seus padrões como público e como consumidores, o que querem consumir, o que podem consumir e o que querem visitar. É através da discussão do que poderão ser estas transformações que se determinarão os caminhos a tomar num futuro breve” refere Miguel Bica a propósito da sua intervenção no evento.

Já no último dia do congresso, pelas 16h00, vai decorrer a sessão de encerramento na qual Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, António Marques Vidal, presidente da Direção da APECATE, Paulo Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães e Isabel Ferreira, secretária de Estado da Valorização do Interior são os intervenientes já confirmados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here