3.ª edição do 365Algarve tem mais de 400 iniciativas culturais para dinamizar o turismo...

3.ª edição do 365Algarve tem mais de 400 iniciativas culturais para dinamizar o turismo fora da época alta

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Está de regresso, a 4 de outubro, a 3.ª edição do programa cultural 365Algarve, a iniciativa que dinamiza esta região nos meses de época baixa e que, este ano, vai oferecer a turistas e residentes um total 402 espetáculos ao longo de oito meses.

O 365Algarve tem como objetivo melhorar a experiência turística e a atratividade em todos os municípios da região do Algarve entre outubro e maio de 2019, atenuando a sazonalidade nesta região através de uma programação cultural de qualidade, que é construída em exclusivo a partir das propostas do tecido artístico local.

A programação do 365Algarve inclui mais de uma centena de concertos, 52 espetáculos de teatro, 93 eventos e visitas ao património cultural. Os mais de 400 eventos, em áreas como a música, o teatro, o novo circo e as artes de rua, residências e encontros artísticos, literatura, artes e património, cinema, exposições, dança e cruzamentos disciplinares, são diferenciadores e complementares à oferta já existente, e permitem experiências diferentes e enriquecedoras a quem está no território em permanência ou de passagem.

Esta edição do 365Algarve terá como mote a ideia de viagem, o conceito que melhor simboliza aquilo que esta iniciativa se propõe trazer com mais esta edição. O concerto de abertura, que contará com os algarvios João Frade e Sara Afonso, e a participação especial de Moçoilas e Ana Bacalhau, representará essa viagem ao som do acordeão, instrumento com origem na China que se popularizou no Algarve e em Portugal.

O programa é financiado em 1,5 milhões de euros pelo Turismo de Portugal e operacionalizado pela Região de Turismo do Algarve e pela Associação de Turismo do Algarve. No total, nesta 3.ª edição foram selecionados 20 projetos, cinco dos quais apoiados pela primeira vez.

Nos últimos dois anos, o 365Algarve já promoveu 1151 iniciativas e apoiou 89 projetos, a que assistiram 275 mil pessoas, num investimento global de três milhões de euros.

Luís Filipe de Castro Mendes, Ministro da Cultura, sublinha que “desde a primeira edição, o 365Algarve tem consolidado a sua programação, integrando iniciativas artísticas e culturais cada vez mais diversificadas e de elevada qualidade, que mostram a dinâmica das estruturas e dos agentes locais, os verdadeiros protagonistas do 365Algarve. A Cultura é um fator essencial de atração turística e deve ser usada como instrumento de dinamização do território”.

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, sublinha que “o 365Algarve é cada vez mais um fator diferenciador para quem quer visitar o Algarve fora da época alta e tem de ser um instrumento para afirmar esta região como um destino para todo o ano. Nos últimos dois anos, o índice de sazonalidade na região (e no país) diminuiu para o valor mais baixo de sempre.

Nesse mesmo período, as dormidas na época baixa no Algarve aumentaram 23,2%, o que mostra que há espaço para crescer.

Temos grandes desafios pela frente e é crucial que exista cada vez mais um trabalho conjunto com estes objetivos comuns, razão pela qual na nova edição é condição essencial o envolvimento dos operadores turísticos na programação. Temos de continuar este trabalho para que o turismo no Algarve seja cada vez mais sustentável ao longo do ano”.

Em média, a oferta cultural totaliza 50 eventos por mês durante os oito meses de programa, percorrendo toda a região do Algarve e atraindo público às zonas mais periféricas e interiores.

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