O Programa VIP.pt, direcionado à promoção e captação de rotas aéreas para Portugal, vai ser reforçado, com o seu investimento duplicado para os próximos quatro anos.
A novidade foi avançada pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, na abertura do 31º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, a decorrer até sexta-feira em Viana do Castelo.
Durante os próximos quatro anos de mandato da nova tutela, Pedro Siza Vieira adiantou que o programa será reforçado em 10 milhões de euros, para apoiar sobretudo “a captação de novas operações para o Algarve, Madeira e Açores, e com um reforço muito particular de operação aérea para o Algarve no período de inverno”.
Segundo o governante este investimento significativo “é o melhor que podemos fazer para aproveitar os nossos destinos que precisam desse investimento”.
Por outro lado, o ministro responsável pela tutela do Turismo, afirmou ainda que “temos também que ter particular atenção à melhoria da operação aeroportuária no aeroporto de Lisboa”.
Pedro Siza Vieira admitiu que “o reforço da capacidade aeroportuária estará concluída quando pudermos ter em operação o novo aeroporto do Montijo. Mas um investimento muito significativo vai ser também realizado no Aeroporto Humberto Delgado e é nesse que temos de nos concentrar porque irá permitir, mais rapidamente, aumentar os acessos a Lisboa”.
250 M€ para Linha de Apoio à Qualificação da Oferta
O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou ainda durante o seu discurso que o governo vai “também apoiar o investimento das empresas do setor no desafio da transição digital, eficiência energética e economia circular, que vão exigir reposicionamento e novos investimentos. Vamos assim dar azo à prorrogação e reforço da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, com um orçamento adicional de 250 milhões de euros para apoio às empresas do turismo nesta legislatura”.
*A VIAJAR MAGAZINE em Viana do Castelo a convite da AHP