O arquipélago dos Açores arrecadou mais um troféu pelo seu trabalho em torno da sustentabilidade, com o programa EarthCheck Sustainable Destination. O anuncio foi feito ontem nos Prémios Nacionais de Turismo, uma iniciativa do Expresso com o BPI, que visa promover e premiar os melhores exemplos de turismo em Portugal.
A distinção incide no projeto de Certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável pela EarthCheck, que fornece uma estrutura científica para averiguar o impacto ambiental e social em vários destinos turísticos, e para rastrear o seu desempenho em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2019, o programa atribuiu aos Açores o selo de turismo sustentável, fazendo do destino o primeiro arquipélago do mundo a recebê-lo, pela mestria com que tem sabido conciliar o crescente fluxo turístico com a preservação da sua riqueza patrimonial.
Desta vez foram os Prémios Nacionais de Turismo a louvar a iniciativa, o que traz aos Açores a certeza de que o caminho que está a ser feito é o correcto. O turismo sustentável será sempre uma missão: mostrar o que torna a região tão única e preservar essa riqueza, homenageando-a.
Num ano em que o turismo mudou radicalmente e que, à semelhança de outros sectores, se tem reinventado para a subsistência, os Prémios Nacionais de Turismo distinguiram as melhores práticas em empresas, projetos públicos e personalidades pelo seu contributo para o setor.