Costa Cruzeiros recebe o novo Costa Firenze (Vídeo)

A Costa Cruzeiros, que faz parte da Carnival Corporation & plc , recebeu oficialmente a entrega do novo navio Costa Firenze da Fincantieri, desenhado e construído no estaleiro Marghera e inspirado no Renascimento florentino. O evento decorreu hoje em modo totalmente digital.

Com 135,500 de tonelagem bruta e capacidade para mais de 5200 convidados, o Costa Firenze faz parte do plano de desenvolvimento que prevê a entrega de sete novos navios ao Grupo Costa até 2023, com um investimento total de mais de 6 mil milhões de euros. O Costa Firenze é o quarto destes novos navios a ser entregue, com mais três por vir.

Dos 14 navios que atualmente operam na frota da Costa Cruzeiros, 11 foram construídos pela Fincantieri, confirmando a sólida relação entre as duas empresas, além de representar uma contribuição significativa para a economia italiana, incluindo a garantia de trabalho para milhares de colaboradores nos estaleiros e empresas externas, principalmente envolvidas em decoração de interiores.

“A entrega do novo Costa Firenze é um sinal de esperança e recomeço para todo o ecossistema de cruzeiros e turismo. Este navio representa a prova tangível da vontade do nosso grupo em retomar a atividade.  A nossa esperança é que em breve as pessoas possam viajar novamente e que mais navios saiam e contribuam para a revitalização do turismo em Itália, na Europa e globalmente”, disse Michael Thamm, CEO do Grupo Costa e Carnival Asia. “Olhando além da pandemia, o objetivo da Costa é construir o futuro de um cruzeiro sustentável e com zero emissões, e esperamos que a nossa parceria de longa data com a Fincantieri possa levar as nossas empresas a trabalharem juntas num percurso para alcançar este objetivo ambicioso, mas essencial”, referiu ainda.

Já Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, confirmou: “o Costa Firenze é o terceiro navio de cruzeiro que entregamos desde setembro e temos a satisfação de saber que o nome desta unidade lembra uma das cidades de arte mais famosas de Itália e do mundo. A entrega é um momento importante porque é a demonstração concreta de que a empresa está a voltar à sua atividade normal de produção. Também gostaria de destacar que a situação económica e financeira da Fincantieri não mudou significativamente em relação ao que comunicámos nos trimestres anteriores. A empresa tem-se mostrado bastante resiliente, evitando o cancelamento de pedidos e estreitando o relacionamento com os clientes do setor de cruzeiros. Somos uma empresa em crescimento, conquistámos reputação e fiabilidade internacional, facilitando o desenvolvimento, e contamos com uma carteira de pedidos que garante visibilidade a longo prazo com oportunidades de aumento de eficiência, produtividade e lucro”.

“O Costa Firenze é um excelente embaixador do estilo italiano, trazendo o gosto italiano distinto pela beleza aos mares de todo o mundo, desde a Europa à Ásia”, disse ainda Mario Zanetti, diretor comercial da Costa Cruzeiros e presidente do Costa Group Ásia. “O conceito do Costa Firenze é inspirado numa cidade icónica, que representa a arte italiana, o gosto e o requinte no imaginário coletivo mundial. Desenhámos este navio para oferecer aos nossos passageiros uma experiência única, principalmente para o target familiar, com uma oferta específica de entretenimento e serviços”, revelou o responsável.

O design de interiores do Costa Firenze é uma celebração da cidade toscana, berço da arte e cultura renascentistas. Os espaços comuns refletem a harmonia de um passeio por uma rua ou praça florentina, até na escolha das cores. A oferta gastronómica baseia-se na excelente cozinha mediterrânica, com uma vasta escolha de opções gastronómicas garantidas por 13 bares e sete restaurantes. O navio é perfeito para famílias, com ofertas específicas e algumas novidades como um verdadeiro “parque de aventuras” a bordo.

O projeto Costa Firenze também considera a sustentabilidade. O excelente desempenho ambiental do Costa Firenze foi reconhecido pela RINA, uma organização de certificação internacional, com Green Star 3, uma notação voluntária que cobre todos os principais aspetos do impacto ambiental de um navio e requer proteção e prevenção máximas em áreas como resíduos, águas cinzentas, águas negras, óleo de máquinas, CO2, ozono, gases com efeito de estufa, material particulado, óxidos de enxofre, nitrogénio e água de lastro, entre outros. Além de respeitar o cumprimento de uma série de normas de sustentabilidade ambiental, a certificação também reconhece as soluções de design e procedimentos operacionais que a Costa implementou voluntariamente, tanto na construção como na navegação, com o objetivo de superar os requisitos de proteção ambiental das normas internacionais.

O navio navegará pela primeira vez no Mediterrâneo em 2021, oferecendo dois itinerários diferentes de uma semana no Mediterrâneo Ocidental. O primeiro itinerário, disponível a partir de 28 de fevereiro de 2021, inclui os destinos italianos de Génova, La Spezia, com excursões também para Florença e Nápoles, além de Valência, Barcelona e Marselha. O segundo roteiro, disponível de maio a outubro de 2021, inclui Génova e Civitavecchia, com excursões a Roma, além de Nápoles, Ibiza, Barcelona e Marselha. A partir de outubro de 2021, o navio seguirá para a Ásia para se juntar ao navio irmão Costa Venezia, também construído pela Fincantieri, no estaleiro Monfalcone, e em funcionamento desde março de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui