“Partindo do princípio que 2021 será um ano de establização para todos os subsetores do turismo, acreditamos que 2022 será de euforia”, afirmou esta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal, durante uma conferência de imprensa virtual.
Para o responsável, a retoma do setor acontecerá apenas no próximo ano, embora acredite que em 2021 já se possa assistir a alguma melhora caso a evolução da pandemia seja favorável.
“As pessoas ainda estão um pouco en stand by em relação ao que fazerem. Sempre que há uma notícia positiva sobre a evolução de uma vacina notamos uma maior remarcação de férias, já quando existem notícias por exemplo como estas de novos confinamentos nota-se uma maior estagnação ao nível das reservas”, esclareceu Eduardo Cabrita.
As contrário da tendência do setor, em que as reservas costumam ser bastante antecipadas, o diretor da MSC Cruzeiros para Portugal garante que neste momento “as reservas estão a ser feitas num período muito mais próximo daquele em que realmente querem realizar a viagem”.
“Percebemos perfeitamente que 2020 foi um ano de suspensão. O ano de 2021 também percebemos perfeitamente que é um ano de transição, que não será tão bom como gostaríamos, mas acreditamos que ainda assim será um ano muito simpático em termos de vendas, especialmente para o verão, e obviamente que os cruzeiros Lisboa-Lisboa e, depois, Funchal-Funchal, vão ajudar muito”, afirmou.
Durante a próxima temporada de verão, que decorre de abril a outubro, serão cinco os cruzeiros com partida e chegada a Lisboa, com quatro viagens de nove noites, e partidas marcadas para 18 e 27 de setembro, e 6 e 15 de outubro, com escalas em Barcelona, Marselha, Génova, Málaga e Casablanca, assim como um outro de 10 noites, com partida a 24 de outubro, em que é acrescentada mais uma escala em Alicante.
Também o MSC Virtuosa, o mais recente navio da companhia, que foi entregue a 1 de fevereiro, irá passar por Lisboa durante o próximo verão. Começará na temporada de Verão a partir de 16 de Abril, com quatro cruzeiros no Mediterrâneo de 3, 4 e 10 noites, antes do navio se dirigir para o seu novo porto de embarque em Kiel, de onde iniciará os itinerários pelo Norte da Europa a partir de 8 de Maio. Antes de chegar a Kiev o emblemático navio irá realizar dois cruzeiros, durante o seu reposicionamento, o primeiro com partida a 22 de setembro, de Génova, e passagem por Málaga e Casablanca, com termino em Lisboa, ao passo que o segundo sairá de Lisboa, passará por Barcelona e Marselha, tendo Génova como destino final.
No que respeita ao Funchal, serão quatro os cruzeiros que irão partir e chegar à capital do arquipélago da Madeira, para itinerários de 11 noites, com partidas a 10 e 21 de outubro, e 1 e 12 de novembro, no MSC Spledida, e com escalas em Málaga, Civitavecchia – Roma, Génova, Marselha, Barcelona, Casablanca e Santa Cruz de Tenerife. Por outro lado, pelo Funchal passarão ainda dois cruzeiros de reposicionamento, um com partida a 4 de outubro, com seis noites, à saída de Génova, e outro com partida do Funchal a 23 de novembro, de cinco noites, que terá Génova como destino final.