O NewsMuseum e o Centro Interativo Mitos e Lendas de Sintra reabrem amanhã, Dia Internacional dos Museus, com novos conteúdos e experiências que melhoram a relação com os visitantes e reativam o turismo na vila mais romântica de Portugal.
Com um design renovado, o NewsMuseum acolhe agora conteúdos dedicados às histórias locais e aos equipamentos e pontos de interesse turísticos de Sintra e dá destaque a dois temas da atualidade: Covid-19 e crise climática. São ainda reforçadas as ofertas do Serviço Educativo e Institucional, no âmbito de uma nova parceria com a Associação Turismo de Lisboa, em articulação com o Mitos e Lendas de Sintra, onde se contam histórias e segredos em torno do misticismo da vila.
Esta iniciativa ganha especial relevância num momento fundamental para a reativação do turismo em Sintra, tendo em conta que, em 2020, a pandemia Covid-19 provocou uma quebra de 78,1% nas dormidas de não residentes em estabelecimentos de alojamento turístico da vila.
Os novos espaços
Na “News TV”, área onde se pode gravar uma reportagem de televisão, há quatro novos temas disponíveis: “O Mistério da Estrada de Sintra”, “Espiões II Guerra em Sintra”, “Eleição Património Mundial” e “A Queijada Vencedora”. As reportagens feitas pelos visitantes ficam disponíveis no canal de YouTube do NewsMuseum.
Em “Retratos”, numa exposição fotográfica criada em parceria com a agência Lusa, Sintra é revelada através da lente de jornalistas, nas suas múltiplas facetas ricas em paisagem, monumentalidade e histórias.
No elevador, e a acompanhar-nos na subida até ao terceiro piso durante 37 segundos, é reproduzido um soundbite, um som que fez história, mostrando que o mundo se pode transformar em menos de um minuto. Neste momento, ouve-se António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas: “I call on all leaders worldwide to declare a State of Climate Emergency” (12/12/2020), no âmbito do Summit Climate Ambition 2020. No seu discurso, António Guterres incitava todos os governos do mundo a declararem Estado de Emergência Climática até que o mundo atinja a neutralidade carbónica.
Aproveitando a centralidade deste equipamento na vila, o NewsMuseum passa também a desenvolver um papel na Informação Turística de Sintra, ao criar um Posto de Informação/Loja que disponibiliza a oferta dos vários operadores turísticos e vende artigos alusivos à região.