A 28ª edição da BTL – Feira Internacional de Lisboa encerrou no domingo e durante cinco dias os três pavilhões da FIL receberam 75.428 visitantes, que tiveram a oportunidade de encontrar os melhores negócios nos mais de mil expositores nacionais e internacionais.
O número de visitantes alcançado nesta edição representa um aumento de 4% face a 2015 e dos mais de 75 mil visitantes, 36.116 representam os profissionais do sector e 39.302 foram consumidores finais. Estes números representam um aumento de 3% e 6% respetivamente.
Fátima Vila Maior, diretora de área de feiras da FIL responsável pela BTL, comenta o sucesso da BTL 2016: “Esta edição foi muito interessante quer na vertente profissional quer na vertente do grande público. O feedback que temos é muito positivo em termos de negócios e de reuniões concretizadas nos primeiros três dias da Feira com os profissionais. O balanço do fim-de-semana também é sinónimo de sucesso. Os portugueses aceitaram o nosso desafio e vieram à Feira procurar as melhores soluções para as suas férias”.
A responsável acrescenta: “Durante toda a Feira, decorreram inúmeras iniciativas que contribuíram para o sucesso da mesma. Entre conferências, workshops e seminários, destacou-se a primeira edição da Bolsa de Empregabilidade organizada pelo Fórum Turismo 2.1 que colocou à disposição de quem procura emprego neste sector cerca de 800 oportunidades de trabalho”.
O programa de Hosted Buyers, que recebeu cerca de 400 participações, também foi um sucesso. Os compradores internacionais, oriundos de vários países como Colômbia, Alemanha, EUA, Polónia e Rússia, entre muitos outros, mostraram-se satisfeitos. O programa de compradores internacionais específico para o Brasil, decorreu pela segundo ano consecutivo em parceria com a Embratur e com a TAP, também registou uma forte adesão. Tal como referiu Bruno Giovanni dos Reis, Gerente de Mercados da Embratur, durante a Feira: “Julgamos que este ano vai ser mais efectivo do ponto de vista da realização do negócio. Os operadores têm tido uma agenda bastante intensa e estão a querer fechar negócio com o Brasil”.
Outra das apostas desta edição da BTL foi o reforço do espaço dedicado às startups, realizado em parceria com a Beta-i e que veio impulsionar a promoção de projetos inovadores do sector do Turismo.
Organizada pela Fundação AIP, a BTL 2016 contou com 36 destinos internacionais, entre os quais Cuba, Índia, Marrocos, Espanha, Macau, Japão, Tailândia, etc. O Brasil foi o país convidado e o Algarve o destino nacional em destaque.