“Tourism Creative Factory” procura ideias de negócio inovadoras e com mercado

O Turismo de Portugal deu início ao “Tourism Creative Factory”, programa de aceleração de startups preparado pela Rede de Escolas do Turismo de Portugal, seguindo as melhores práticas internacionais de aceleradores em turismo. O programa terá um âmbito nacional e esta 1ª edição decorrerá de março a julho de 2016.

O “Tourism Creative Factory” está à procura de ideias e inovação no campo do turismo cultural e património, restauração e gastronomia, turismo de ar livre, turismo desportivo, enoturismo, turismo inclusivo e turismo religioso.

A iniciativa, dirigida a alunos e ex-alunos da Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, vai decorrer nas Escolas de Faro (Bootcamp) e de Setúbal (Fase de Modelação das Ideias), na sua primeira edição. As inscrições já podem ser feitas através do site www.tourismcreativefactory.com, decorrendo até ao dia 18 de março.

O programa articulará uma rede de mentores e tutores, com reconhecida experiência no negócio do turismo, que apoiarão os futuros empreendedores no desenho de projetos ajustados ao mercado e na formatação de planos de negócio rigorosos e abrangentes. O programa de aceleração vai realizar-se no Tourism Lab (T-Lab), onde os participantes têm oportunidade de testar o projeto e o modelo de negócio através da realização de testes de mercado com clientes reais. O “Tourism Creative Factory” será ainda ativado por um “Embaixador” em cada Escola. Este terá como responsabilidade assegurar as ligações entre o “Creative Factory” e a comunidade local, bem como colocar em rede os alunos, formadores e mentores. Refira-se ainda que o programa não fechará as portas aos pequenos empreendedores locais, interessados em afirmar e posicionar o seu negócio.

Para Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, a criação do “Tourism Creative Factory” demonstra “o lugar que a criatividade está a ganhar na competitividade do turismo. Projetos distintivos e inovadores posicionam o destino, acrescentam valor e criam emprego. E, nessa perspetiva, este programa contribuirá certamente para a geração de novos negócios e novas empresas.”

A aceleração de startups desenvolvida pelo Turismo de Portugal vai desenrolar-se através de diversos modelos de funcionamento, com duração variável, terminando com o Demo-Day, dia em que os projetos vão ser mostrados ao público e aos investidores.

O primeiro dos Bootcamp do “Tourism Creative Factory” vai realizar-se durante 5 dias, com início a 29 de março, em Faro, nas Instalações da Escola do Turismo do Algarve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui