A Europa continua a afirmar-se como uma aposta estratégica da Tailândia para promoção do Turismo de qualidade. A importância deste mercado é confirmada pelos 65 por cento de visitantes europeus que regressam anualmente à Tailândia para passar as suas férias, reconhecendo a este destino uma relação preço/qualidade imbatível.
H.E Kobkarn Wattanavrangkul, Ministro do Turismo e do Desporto na Tailândia, afirmou na ITB em Berlim que “O nosso objetivo é consolidar a imagem da Tailândia enquanto destino de qualidade, apostando sempre num equilíbrio entre o investimento turístico e o impacto social e ambiental”.
Em 2016 a Autoridade de Turismo da Tailândia prevê aumentar a receita turística da Europa cerca de 4,38 por cento. Os investimentos de promoção prioritários focam-se nos mercados de luxo e de luas-de-mel, seguindo-se o mercado de wellness, turismo desportivo e turismo comunitário.
H.E Kobkarn acrescenta ainda que “A sinergia entre o turismo e o desporto é essencial. A ligação entre os dois é muito forte e há cada vez mais viajantes a querer praticar atividades desportivas na Tailândia. Desportos como o Muay Thai, mountain bike, boxe, escalada, canoagem, golfe, ténis e vela estão amplamente disponíveis no país, com condições e serviços de ensino altamente qualificados”.
Em 2015, as receitas de turismo da Tailândia ultrapassaram 35,2 mil milhões de euros, tendo representado um crescimento de 23 por cento face a 2014. O número de visitantes estrangeiros registou também um aumento exponencial na ordem dos 20 por cento, ultrapassando 29 milhões de passageiros. Cerca de 18,9 por cento deste número diz respeito a turistas europeus.