Famoso pela sua vastíssima riqueza arqueológica, o Egito esconde uma oferta de sol e mar impressionante, sob a forma de recifes de coral, em Hurghada e Sharm el-Sheikh.
O EGITO ATRAI MILHÕES DE TURISTAS TODOS OS ANOS e não é sem razão. Tesouros culturais milenares sepultados em pleno deserto, as pirâmides de Gizé e a riqueza marítima do Mar Vermelho são apenas alguns, do “trunfos” deste destino. De resto, o “país dos faraós” não oferece só fantásticos testemunhos arqueológicos, mas toda uma cultura que seduz os visitantes.
O CAIRO GUARDA UM MUNDO DE SENSAÇÕES, à espera de ser descoberto. Compre até não poder mais no mercado de Khan el-Khalili, um dos mais pitorescos da cidade, ou visite a mesquita Al Hussein, um templo islâmico fantástico que contém o mais antigo manuscrito completo do Alcorão.
Não pode perder, claro, o Museu Egípcio. O espólio inclui mais de 130 mil peças, incontáveis múmias e o incontornável sarcófago do Faraó Tutankamon.
Para breve (desde 2017!), está a abertura do novo Grande Museu Egípcio, descrito como o maior museu arqueológico do mundo e para onde irá ser trasladado o avultado tesouro do mais famoso faraó.
AS PIRÂMIDES DE GIZÉ SÃO TUDO O QUE RESTA das 7 Maravilhas do Mundo Antigo. Com mais de 4 mil anos de história, não é difícil perceber porque são um dos locais mais visitados em todo o mundo. Hoje, mais do que nunca, estas fantásticas obras faraónicas cortam a respiração a todos os que têm o privilégio de as visitar.
A Esfinge, estátua com rosto humano e corpo de leão, dá as boas-vindas a quem vem do Cairo para visitar as pirâmides. Não deixe de passar pelo miradouro de onde pode deixar-se deslumbrar pelo cenário.
OS TEMPLOS DE LUXOR E KARNAK, bem mais para Sul, apresentam-se como verdadeiros museus ao ar livre, plenos de estátuas imponentes, obeliscos e relevos. São testemunhos que documentam a vontade do Homem em alcançar a vida eterna. Mais de 80% dos artefactos arqueológicos egípcios localizam-se nesta região, por isso são necessários cerca de 4 dias para conhecer tamanha oferta cultural.
Uma dessas maravilhas é o Templo de Karnak, o maior de todo o Egito. Dedicado ao deus-sol, Amon-Rá, a sua construção demorou quase dois mil anos. Foi ocupado por diversos faraós, entre os quais o famoso Ramsés II, e nele existe a maior sala colunada do mundo, com mais de 5 mil metros quadrados.
MUITO PERTO SITUA-SE O MISTERIOSO VALE DOS REIS. A mítica coleção de túmulos de reis, rainhas e nobres prende, desde há séculos, a nossa imaginação. Seguramente que o vale ainda esconde muitos segredos debaixo das dunas, à espera de serem descobertos.
Terá ainda que visitar o templo mortuário de Hatshepsut, mais conhecido como a “Maravilha das Maravilhas”.
Realizado entre Luxor e Assuão, com duração média de 3 a 5 dias, o cruzeiro no Nilo é uma das melhores formar de descobrir toda esta riqueza e, sem dúvida, uma experiência que perdurará na memória.
Mas o Egito oferece mais do que uma riqueza arqueológica impressionante. Em Hurghada e Sharm el-Sheikh, descobrirá o Mar Vermelho.
OS GRANDES ARGUMENTOS DE HURGHADA são, sem dúvida, o sol, o mar e o mergulho. Se não é mergulhador, pode sempre pegar num “snorkel” e dar umas braçadas ao longo dos recifes de coral. Aqui, descobrirá uma variedade impressionante de fauna e flora marítima, apenas a 10 metros da costa. Outras atividades populares são windsurf, vela e jet-ski. Destaca-se ainda o excitante – mas confortável – passeio de barco com fundo transparente.
SHARM EL-SHEIKH É UM DOS DESTINOS DE MERGULHO mais paradisíacos em todo o mundo, já para não falar, da beleza idílica das suas praias. Sonhos com água cristalina e recifes de coral magníficos – onde vivem peixes tropicais raros – tornam-se realidade em Sharm el-Sheikh.
Mas o destino não se resume a sol e praia. Aqui encontra casinos, discotecas, Spas e, uma vida noturna fervilhante. Sharm el-Sheikh é um destino ao bom gosto europeu, situado em pleno Egito.