5 formas de explorar o mar na Madeira

Passeio de catamaran ©Hugo Reis

A Ilha da Madeira apresenta sensivelmente 144 km de costa, com vistas espetaculares sobre imponentes falésias e baias encantadoras. Para todos os que já conhecem os cenários singulares da Madeira, que tal contemplar de uma diferente perspetiva? Aqui ficam algumas sugestões, relaxantes ou radicais, para que possam explorar a sumptuosidade da paisagem madeirense através do mar.

1. Dar um passeio de barco ao longo da costa

Esta é uma das opções mais populares para descobrir a costa da Madeira. É também uma excelente oportunidade para avistar golfinhos, baleias, tartarugas e aves marinhas. Para tal, podem alugar um barco privado, passear a bordo de um catamaran, de um barco de pesca desportiva, de um barco à vela, ou até mesmo a partir de uma réplica da Nau de Colombo.

Seja qual for a decisão, não deixem de visitar, por exemplo, a Fajã dos Padres, o Cais do Sardinha, ou a Ilha do Porto Santo, com a sua paradisíaca praia de areia dourada.

Existe uma ligação diária de ferryboat ao Porto Santo, com a duração de 2h15m, com partida às 8h da manhã e regresso por volta das 6 horas da tarde.

Passeio de iate, Faja do Cabo Girao ©Ricardo Faria Paulino

2. Fazer mergulho ou snorkeling

Para descobrir a vida subaquática da Madeira, experimentem fazer snorkeling ou mergulho. Um dos spots mais populares para fazer mergulho na Madeira é a Reserva Natural Parcial do Garajau. Aqui podem ver barracudas, cavalas, anémonas gigantes e até contactar de perto, com meros amistosos.

Também neste contexto o Porto Santo é um dos lugares a ter em conta, uma vez que perto da ilha encontram-se afundados, a cerca de 30 metros de profundidade, dois navios: o “Madeirense” e a “Corveta General D’ Eça Pereira”. Estes dois recifes artificiais irão certamente encantar-vos pela sua excelente visibilidade e rica biodiversidade.

Existem várias empresas de mergulho certificadas na Madeira e no Porto Santo. Além disso, alguns hotéis possuem centros para quem quer praticar esta atividade.

Snorkeling, Ponta de São Lourenço ©Ricardo Faria Paulino

3. Praticar atividades náuticas

Se gostam de estar ativos durante as vossas férias, terão à vossa disposição uma enorme variedade de desportos aquáticos bem divertidos. Vela, windsurf, kitesurf, stand-up paddle e bodyboard são algumas das muitas opções disponibilizadas no arquipélago.

Também podem desfrutar de passeios de caiaque nas nossas belas águas azuis, rodeados por falésias e vistas de perder o fôlego. As ondas do Jardim do Mar, do Porto da Cruz e de São Vicente são cereja no topo do bolo para os amantes de surf…

Se gostam de velocidade, podem também alugar um jet ski explorar o mar, a todo o gás. Em todo o caso, mantenham os olhos abertos e contemplem quão bela é a nossa ilha, vista do mar.

Kayak. Ponta de São Lourenço ©Ricardo Faria Paulino

4. Nadar nas piscinas naturais

Uma das principais atrações da Madeira são as piscinas naturais de água salgada, que são formadas por rochas vulcânicas, onde o mar circula naturalmente. Na costa norte podem ser encontrados exemplos no Porto Moniz e no Seixal.

Já no Funchal, a sensação singular de nadar nestas poças vulcânicas é oferecida na Doca do Cavacas, perto da zona do Lido.

Rume a estes complexos balneares e descubra esta forma de refrescar o corpo e revigorar a mente, num contato primordial com os elementos.

Piscinas do Cachalote, Porto Moniz ©Francisco Correia

5. Um novo desafio: Coasteering

Se procuram uma atividade diferente que envolva o mar, porque não considerar o coasteering? No ponto mais oriental da ilha da Madeira, na área protegida da Ponta de São Lourenço, existe um percurso de coasteering. Descubram as águas cristalinas desta bela península enquanto fazem escalada e rapel entre falésias elevadas sobre baías e grutas de génese vulcânica, culminando com saltos para a água, no nosso mar de temperaturas agradáveis, todo o ano.

Para garantir todas as condições de segurança a atividade deve ser feita, na presença de um profissional qualificado (guia ou empresa).

Coasteering ©Francisco Correia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui