Portugal foi eleito o “Melhor Destino da Europa 2025” (Europe’s Leading Destination 2025) na mais recente edição dos World Travel Awards. Considerados os Óscares do Turismo a nível mundial, a organização descreve esta vitória como a “máxima distinção da indústria”, o que coloca Portugal no topo das preferências dos profissionais e do público de todo o mundo.
Esta distinção vem consolidar o posicionamento de Portugal como um destino de excelência, algo que tem vindo a ser reforçado de forma sustentada ao longo dos últimos 10 anos. O prémio de “Melhor Destino da Europa” é o reflexo de uma estratégia focada na qualidade, diversidade e inovação da oferta turística nacional.
Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, refere que “é com um enorme orgulho que recebemos esta distinção, que reflete o trabalho, a dedicação e a qualidade de todos os profissionais que, diariamente, fazem do turismo um dos principais pilares da nossa economia.”
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “este prémio demonstra a grande capacidade de Portugal de se afirmar como um dos melhores destinos turísticos na Europa. É a consolidação de um posicionamento de destaque que o país tem vindo a construir de forma sustentada, e serve como um incentivo para continuarmos permanentemente a qualificar os nossos destinos e a nossa oferta e a inovar para garantir que estamos em condições de responder às necessidades da procura “.
A esta importante distinção dos World Travel Awards soma-se a recente seleção de Portugal como um dos destinos “Best of the World” para 2026 pela prestigiada National Geographic. Este reconhecimento vem reforçar ainda mais a notoriedade e o posicionamento de Portugal como um destino turístico de preferência a nível mundial.
Criados em 1993, os World Travel Awards reconhecem o trabalho desenvolvido na área da indústria turística a nível global, de modo a estimular a competitividade e a qualidade do Turismo. A seleção dos nomeados e a sua posterior eleição resulta da votação de milhares de profissionais do setor, oriundos de todos os países do mundo, e neste ano Portugal conquistou mais de 30 prémios, entre destino, empresas, regiões e produtos e serviços.
No âmbito dos destinos regionais destacou-se a Madeira (Europe’s Leading Island Destination) e (Europe´s Leading Tourist Board 2025), Lisboa (Europe’s Leading City Break Destination), e o Porto (Europe’s Leading City Destination).
A lista completa de vencedores desta edição europeia dos World Travel Awards, incluindo os premiados a nível nacional, está disponível em: Europe Winners 2025 – World Travel Awards