O Turismo de Portugal está a marcar presença em mais uma edição do World Travel Market, em Londres, a principal feira de turismo do mercado britânico e uma das maiores a nível mundial. Neste certame, inaugura um novo stand nacional destinado à participação de Portugal nas feiras internacionais.
O novo stand de Portugal oferece maior visibilidade aos destinos regionais, tem mais áreas de negócio para as empresas, proporciona áreas de trabalho mais eficiente e aposta na utilização de materiais sustentáveis e suportes tecnológicos impactantes.
Esta é a maior presença de Portugal no WTM, com uma área total de cerca de 1.000 m² que acolhe 119 empresas nacionais com módulo de negócios, sete Agências Regionais de Promoção Turística com módulo região e o VisitPortugal com módulo destino nacional e módulo de eventos.
Mais do que um simples espaço expositivo, o novo stand reforça a influência do mar na cultura, na gastronomia e na forma de viver portuguesa, mostrando que a arte está presente em todos os aspetos do quotidiano.
Possui um elemento central, de grande impacto visual, inspirado nas ondas do Oceano Atlântico e que combina a união entre natureza, inovação e identidade nacional, integrando tecnologia e materiais sustentáveis. Junta uma arquitetura onde predominam as formas onduladas e orgânicas, os tons de azul e dourado que refletem as ondas e a luz de Portugal e uma palete de cores distintivas de cada um dos destinos regionais.
Numa clara articulação com a campanha internacional “Portugal is Art”, o espaço celebra a diversidade cultural das suas regiões e convida os visitantes a viver uma experiência sensorial que vai além das galerias tradicionais, promovendo Portugal como um destino multifacetado e autêntico, onde a cultura tem um papel diferenciador. Inclui assim, uma exposição que eleva o património de cada região à categoria de expressão artística de excelência. São sete abordagens – uma por região – que transformam elementos tradicionais em arte moderna.
“A presença de Portugal na WTM com o novo stand de feiras internacionais, reafirma o nosso compromisso com um turismo mais responsável e corporiza uma estratégia de promoção focada na autenticidade e na sustentabilidade”, refere Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal. “Queremos mostrar mais Portugal, mais diversidade, onde as regiões tenham mais expressão e também queremos acolher mais empresas com módulos de negócio mais eficientes”.
Em 2024 o Reino Unido manteve-se como o principal mercado turístico para Portugal em dormidas (quota de 18,1%), hóspedes (quota de 12,7%) e receitas turísticas (quota de 14,9%). A tendência de liderança mantém-se em 2025, com o Reino Unido a ser o 1º mercado em dormidas (quota de 17,9%), hóspedes (12,7%) e receitas (14,7%) nos primeiros oito meses do ano, período no qual gerou 2 986,1 milhões de euros.
O World Travel Market decorre de 4 a 6 de novembro, no Excel London, onde reúne profissionais de 184 países. Uma vez mais, a VIAJAR esteve presente com a distribuição gratuita da edição especial Discover Portugal, integralmente em Inglês, com uma mostra do que de melhor existe no país.





