A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) marca presença na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2026, reafirmando o seu papel ativo na dinamização do setor turístico nacional e no reforço das relações internacionais estratégicas.
A participação da APAVT na edição deste ano da BTL fica marcada pelo anúncio, no 1º dia na feira, da Região Autónoma da Madeira enquanto “Destino Preferido Nacional 2026” da APAVT.
“A BTL continua a afirmar-se como o principal ponto de encontro do turismo em Portugal, reunindo profissionais, destinos e parceiros num espaço essencial para fortalecer relações e antecipar os desafios do setor. Para a APAVT, esta é sempre uma oportunidade privilegiada para valorizar o papel das agências de viagens e reforçar a sua importância numa indústria turística cada vez mais exigente e global”, enalteceu Pedro Costa Ferreira, Presidente da APAVT.
No âmbito da feira, a APAVT promoveu no 2º dia da BTL, um encontro exclusivo no stand do Turismo de Macau, marcado pelo lançamento oficial, do projeto E-Learning 2026, uma iniciativa estratégica de capacitação dirigida aos profissionais do turismo.

A principal novidade desta edição é a internacionalização da Academia Macau. Em parceria com a ECTAA – European Travel Agents’ and Tour Operators’ Associations, o programa passa a estar disponível em inglês e alemão, alargando o seu alcance aos mercados britânico, alemão, finlandês e holandês.
As novas versões do projeto serão apresentadas internacionalmente no stand de Macau na ITB Berlin, considerada a maior feira de turismo do mundo, que decorre de 3 a 5 de março 2026.
Este programa pretende reforçar o conhecimento especializado sobre o destino e apoiar os agentes de viagens na atualização contínua das suas competências, contribuindo para uma oferta turística mais qualificada e competitiva.
“A internacionalização da Academia Macau é um passo lógico num setor cada vez mais interdependente e colaborativo. Macau regista um interesse crescente por parte de vários mercados europeus, e disponibilizar esta plataforma em novos idiomas é uma aposta estratégica na capacitação dos agentes de viagens para aconselhar os turistas europeus sobre este destino”, destacou Pedro Costa Ferreira, Presidente da APAVT.




