A Comissão Europeia acaba de lançar uma campanha de comunicação no âmbito do turismo: «Europa. Terra de Maravilhas.». Esta campanha tem como objetivo persuadir os cidadãos europeus a descobrir as maravilhas que o território europeu esconde. Incentiva-os a tomar a iniciativa, ou seja, a partilhar os seus destinos favoritos e, deste modo, fazer com que os outros cidadãos fiquem mais informados e se sintam motivados para viajar para destinos turísticos diversificados, sustentáveis e de elevada qualidade na Europa.
O setor do turismo representa um contributo considerável para as economias europeias. Em 2014, contribuiu com mais de 1,6 biliões de euros, o que totaliza quase 10 % do PIB total da UE, e o seu impacto direto, indireto e induzido refletiu-se em 25 milhões de empregos na UE.
Contudo, é possível observar a expansão e a diversificação contínuas do mercado do turismo, bem como o surgimento de novos destinos nas últimas décadas também fora da Europa. As estatísticas revelam que, em 2025, apenas um terço (33 %) das chegadas internacionais serão em solo da UE, contra 40 % em 2010 e 56 % em 1980.
Por conseguinte, o objetivo da Comissão Europeia é manter a posição da Europa enquanto principal destino e, em simultâneo, maximizar o contributo deste setor para o crescimento económico e o emprego.