A APAVT – Associação Portuguesa de Agências de Viagens está a equacionar a possibilidade de vir a realizar o seu 43º congresso em Macau. O possível regresso ao território chinês para mais um congresso da associação foi, esta amanhã, tido em conta, no discurso do seu presidente, Pedro Costa Ferreira, por ocasião do primeiro Seminário e Bolsa de Contactos do Turismo China-Portugal, realizado no âmbito da MITE (Macau International Travel (Industry) Expo).Durante o discurso que hoje proferiu em Macau, o responsável afirmou que “Macau é, historicamente, um importantíssimo destino para o mercado emissor português” e enalteceu o facto de “saber que são as agências de viagens e os operadores turísticos de ambos os lados, Portugal e China, que lideram todo este movimento de aproximação”.
Pedro Costa Ferreira recordou que Macau “foi o primeiro destino turístico preferido da APAVT”, tendo ajudado “a credibilizar e a consolidar o próprio projeto chamado «Destino Preferido»”.
Tendo em conta todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, o profissional deixou presente que, “da parte da APAVT, há interesse em manter e em desenvolver este trabalho conjunto e todos os dias pensamos em novas oportunidades e em novas possibilidades de desenvolvimento. Nesse sentido, não posso deixar de afirmar que existe uma forte vontade – mútua – em realizar o 43º congresso da APAVT em Macau, em 2017, naquele que será o fim de mais um ciclo político na APAVT, o último congresso da atual direção”. No entanto, disse não ter ” a falar ainda de um anúncio, mas de uma vontade”.Pedro Costa Ferreira está em Macau a acompanhar uma comitiva de associados da APAVT, que se deslocaram a convite do Turismo de Macau, com o objetivo de estabelecerem contatos com empresas turísticas da China. Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal, e Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, também acompanham a comitiva, dado o congresso deste ano ter lugar precisamente na cidade dos moliceiros.