A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em parceria com o ISCTE e a Sítios, e com o apoio do Turismo de Portugal, vai realizar um inquérito junto dos empresários de Alojamento Local, inicialmente na região de Lisboa, visando o levantamento exaustivo de informação sobre estes estabelecimentos, incluindo sobre o perfil dos respetivos empresários e hóspedes, e analisando componentes da procura e da oferta.
O inquérito será dirigido a mais de 5 mil unidades de Alojamento Local e enquadra-se no âmbito do Programa QUALITY – projeto desenvolvido pela AHRESP, que visa a valorização e qualificação do Alojamento Local (AL). A informação será recolhida através do preenchimento de um questionário, enviado aos empresários inscritos no Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local (RNAL) e nas Câmaras Municipais da região.
Para Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, o «objetivo deste projeto é identificar com mais detalhe a realidade do AL no nosso país, começando pela região de Lisboa, para poder compreender melhor o seu papel na indústria da hotelaria e do turismo e, assim, contribuir para o crescimento e o desenvolvimento sustentável da nossa oferta turística».
Segundo dados do RNAL, atualmente, existem cerca de 30 mil estabelecimentos de AL registados em todo o país. São considerados estabelecimentos de AL aqueles que prestam serviços de alojamento temporário a turistas, mediante remuneração, e que reúnam os requisitos do respetivo regime jurídico.
A AHRESP lançou o Programa QUALITY como forma de responder em tempo útil à dinâmica de crescimento do AL, garantir os padrões de qualidade exigidos a estas novas realidades de alojamento e contribuir para o esforço nacional de promoção e projeção internacional do destino Portugal (www.quality.ahresp.com).