Considerando os efeitos devastadores da greve levada a cabo no passado dia 27 de agosto nos aeroportos nacionais, foi decidido pela Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e pelos seus Operadores Turísticos, compensar os clientes finais, através das Agências de Viagens, da totalidade do valor dos serviços não utilizados.
Esta compensação, pelo elevadíssimo montante global que representa, na ordem do meio milhão de euros, será levada a cabo através da emissão de vouchers em nome dos clientes afetados, no exato montante não utilizado, que estes poderão utilizar, no prazo de um ano, única e exclusivamente nas agências de viagens onde originalmente adquiriram os respetivos serviços.
«Apesar de todos termos a consciência de que esta contrapartida não é legalmente exigível aos Operadores Turísticos e às Agências de Viagens, a magnitude do problema, a defesa intransigente dos interesses dos viajantes e a própria credibilidade do setor, levaram a que a APAVT e o seu Capítulo de Operadores tivessem decidido por esta solução», afirma o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira.
A APAVT regozija-se pelo elevado sentido de responsabilidade dos Operadores Turísticos que a integram e que a acompanharam nesta solução, a qual permite o reforço da confiança no setor da operação e distribuição, sublinha o poder de autorregulação e o sentido de responsabilidade da iniciativa privada.