Em apenas três meses, o programa «365 Algarve», que visa dinamizar o destino turístico ao longo do ano, reforçando a oferta cultural existente, somou 191 apresentações, impactando 19.273 mil pessoas, sendo que 25% são turistas estrangeiros.
Apostando num cartaz cultural identitário e criativo, com concertos, teatro, dança, exposições, artes visuais, gastronomia, novo circo, entre outros, o programa pretende abarcar iniciativas que cativem todos os gostos. «O 365 Algarve é um programa diversificado e bastante completo, que não se confina aos espaços tradicionais. A sua multiplicidade temática e artística tem vindo a enriquecer a programação cultural dos 16 municípios do Algarve por onde se estende este programa», refere Dália Paulo, Comissária de Programação.
Nestes primeiros três meses, o 365 Algarve percorreu 15 dos 16 concelhos do Algarve, envolveu 64 locais e contou com a colaboração de 19 parceiros, entre organizadores, agentes culturais locais, públicos e privados e municípios.
«Felicitamos todas as entidades e parceiros que se têm unido em prol da intensificação da oferta cultural, de forma consistente, criativa e inovadora, através da qual se tem conseguido diminuir a sazonalidade e aumentar a programação cultural da região. Até maio deste ano o Algarve estará repleto de atividades que prometem surpreender residentes e turistas», evidencia Desidério Silva, Presidente da RTA.
O programa de eventos vai continuar a surpreender destacando-se já no próximo mês de fevereiro, a estreia mundial do concerto a quatro mãos para piano por Mário Laginha e Armando Mota, no âmbito do 1.º Festival Internacional de Piano do Algarve, que terá lugar no dia 18 de fevereiro, no Teatro Municipal de Portimão.
O irreverente «ALQUIMIA – Itinerâncias Culturais», é outro evento em destaque no cartaz do «365 Algarve», uma proposta cultural que oferece ao público experiências que enriquecem e intensificam a vivência do lugar. «ALQUIMIA» é um convite à redescoberta da região algarvia em quatro programas distintos de três dias cada, dedicados a cada um dos quatro elementos (Água, Ar, Fogo e Terra), que integram workshops, encontros, passeios, conversas e visitas guiadas que se interligam, complementam e desenrolam pelo Sotavento Algarvio nos meses de fevereiro, março, abril e maio.
A gastronomia também terá destaque no final de fevereiro, pelas mãos do Chef Antoine Westermann, que irá organizar uma Semana Gastronómica, no Museu de Portimão, no âmbito do projeto «Fazer Render o Peixe em Portimão».