“Ponha Portugal no Seu Mapa” é o mote para a 2.ª fase da campanha, do Turismo de Portugal, que tem início na Primavera e que é destinada à promoção do Turismo Interno. Com o objetivo de incentivar os portugueses à realização de miniférias na época baixa, esta campanha pretende mostrar a diversidade da oferta turística nacional através do ponto de vista dos portugueses, que produziram pequenos filmes sobre 16 temas lançados pelo Turismo de Portugal. Estes vídeos contam com a colaboração da voz off do crítico de cinema Mário Augusto.
Esta campanha está a decorrer de março a julho, com spots na RTP, TVI 24 e CMTv, e é inspirada no universo da crítica de filmes de cinema de autor mas em vez de filmes serão planos e em vez de realizadores conhecidos serão portugueses desconhecidos que captaram Portugal com a sua visão. Do nome dos planos, às vozes dos trailers, à própria sonorização dos planos, tudo será inspirado neste universo da crítica.
Ponha Portugal no Seu Mapa” pretende estar em linha com as atuais tendências de comunicação, em que o conteúdo gerado pelas pessoas é muito valorizado e tem um elevado capital de influência nos momentos de decisão de compra, e por isso, a primeira fase, envolveu e mobilizou perto de duas centena de portugueses na produção de mais de 2.900 pequenos filmes sobre a oferta turística nacional.
Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, afirma que “o turismo interno é um importante fator de dinamização regional. Somos o primeiro país que está a fazer isto: utilizar imagens recolhidas pelos seus nacionais para fazer a promoção do próprio país. É algo inovador e em que continuaremos a apostar uma vez que é fundamental para combater as assimetrias regionais e gerar um maior conhecimento do país”, reforça o Presidente do Turismo de Portugal.
O peso do turismo interno em Portugal, em 2016, foi cerca de 40,1% e de acordo com os dados divulgados pelo INE, os hóspedes registaram 7,6 milhões e as dormidas de residentes em Portugal no alojamento turístico português foram, 15,2 milhões (+5,2%).
Por região, em total de pernoitas, em 2016, o destino n.º1 dos residentes em Portugal foi o Algarve, com 3,9 milhões de dormidas, seguindo-se o Norte, com 3,1 milhões, Lisboa, com 3,0 milhões, Centro, com 2,8 milhões, Alentejo, com 1,0 milhões, Madeira, com 788 mil e Açores, com 632 mil.