A candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Valença ao Norte 2020 – Património Natural para um novo corredor verde, as Veigas do Minho APPE, já foi aprovada e vai nascer em Valença junto ao rio Minho, num investimento orçado em 348 mil euros.
As Veigas do Rio Minho serão um percurso complementar à Ecopista do Rio Minho e pretendem aproximar esta via emblemática ao rio na parte norte do concelho. O percurso, que terá 5,6 quilómetros, começará no Cais, em Valença, e seguirá paralelo ao rio Minho até Verdoejo com ligação à Ecopista existente. Este percurso implicará a construção de uma ponte pedonal no ribeiro que separa Ganfei de Verdoejo.
Este percurso criará um miradouro privilegiado para o centro histórico de Tui, passará nos bancos de areia de Arinhos, seguirá em frente às ilhotas de Ganfei, com passagem pela Pesqueira dos Frades em Ganfei, Parque de Merendas de Verdoejo e em frente às ilhas de Ranhão e do Conguedo em Verdoejo, na lagoa do rio Novo em Verdoejo, ou barca dos Pepes e seguirá, entre os vinhedos, até à atual Ecopista.