À descoberta das maravilhas da Islândia

Studlagil

 

A Islândia está na moda! Ainda que muito por culpa de filmes e séries televisivas, a verdade é que este país oferece paisagens de rara serenidade e beleza.

 

A ISLÂNDIA ESTÁ REPLETA DE LUGARES MARAVILHOSOS e é possível visitá-la calmamente durante um mês inteiro, sem ficar entediado. No entanto, com o tempo e o orçamento limitados (é um destino caro!), cerca de uma semana será suficiente que ver o fundamental.

O périplo pelas maravilhas deste país inicia-se em Reykjavik – ou Reiquejavique, se quisermos ser preciosistas.

O dia da chegada é perfeito para visitar a capital e ir-se habituando ao ambiente nórdico do país. Pode começar por aprender um pouco da História da Islândia no Museu Nacional e no The Settlement Exhibition, ambos no centro de Reykjavik. Este último elucida sobre a chegada dos primeiros colonos vikings.

Não deixe de passear pelo agradável centro histórico. Do Porto Velho, pode caminhar até ao Viajante do Sol, a escultura mais famosa da cidade e, daí, chegar até Hallgrímskirkja, a catedral-símbolo de Reykjavík, e subir à sua torre para ter a melhor vista panorâmica.

Skogafoss

CÍRCULO DOURADO E CASCATAS DO SUL. Saindo da capital, pode dirigir-se ao Parque Nacional de Thingvellir, a primeira paragem do Círculo Dourado. Aqui encontrará a fissura de Silfra, que separa as placas tectónicas da América do Norte e da Eurásia.

Depois de percorrer as paisagens impressionantes que foram usadas como cenário de “Guerra dos Tronos”, deverá seguir em direção a Geysir, uma das zonas geotermais mais ativas da Islândia e, provavelmente, a mais famosa do mundo. Aqui, além de pequenos riachos de água fumegante, o que mais chamará a sua atenção será o geiser Strokkur, que chega a lançar jatos de água fervente a 30 metros de altura!

O circuito prossegue até à incrível  cascata Gullfoss, a mais espetacular de toda a Islândia. Depois, chegará a vez de se deixar fascinar pelas cascatas da costa sul: Seljalandsfoss e Skógafoss, ambas surpreendentes.

A caminho de Vík, não se esqueça de parar na praia negra de Reynisfjara, onde poderá encontrar uma paisagem completamente diferente de tudo o que viu até hoje.

Jökulsárlón

CAMINHANDO SOBRE UM GLACIAR. Uma das experiências que só na Islândia poderá ter é a possibilidade de caminhar sobre um glaciar. E não é um qualquer: o Vatnajökull ocupa quase 10% da toda a ilha.

Depois do passeio por esta paisagem gélida, será o momento de descobrir as maravilhas naturais do Parque Nacional Skaftafell, um lugar único e perfeito para todos os amantes da natureza. Visite a cascata negra de Svartifoss.

Não pode prescindir de fazer uma paragem em Jökulsárlón. Poucas paisagens transmitem mais serenidade do que observar centenas de icebergs azuis flutuando à deriva nesta gigantesca lagoa glaciar.

PAPAGAIOS-DO-MAR E BALEIAS. Em direção ao nordeste da ilha, terá a possibilidade de atravessar passagens de uma beleza, ao mesmo tempo, simples e impressionante.

Chegado a Seydisfjordur, poderá retemperar as energias, antes de prosseguir para Borgarfjordur Eystri, um paraíso para o avistamento de papagaios-do-mar, simpáticas aves que se converteram num dos ícones do país.

A região do Lago Mývatn é a paragem seguinte. Desde relaxar nas águas termais ou visitar locais como Leirhnjúkur, Hverir, Dimmuborgir, Grjótagjá ou Hverfjall, há muito para fazer.

Húsavik, na costa Norte, é considerado o melhor local para o avistamento de baleias. Desfrute do encanto deste povoado de pescadores e visite o seu interessante museu sobre estes cetáceos.

Godafoss

PROSSIGA A VIAGEM RUMO AO SUL, até às quedas de água de Godafoss, consideradas das mais bonitas da Islândia, apesar de não serem as maiores. Saindo daí, pode chegar facilmente a Akureyri, conhecida como a capital do norte.

Em seguida, poderá optar por conhecer as paisagens escarpadas da Península de Trollaskagi, até à pitoresca Siglufjordur, ou dirigir-se a sul, atravessando a região de Skagafjordur, famosa pela criação de cavalo islandeses.

Já de regresso à capital, não pode deixar de percorrer a Península de Snaefellsnes. Conheça Stykkishólmur, um dos povoados mais pitorescos da Islândia, e Kirkjufell, a paisagem mais fotografada do país. Depois de circundar o glaciar Snaefellsjökull, chegará a duas das paisagens mais impressionantes da península: a praia de Djúpalónssandur e as falésias de Arnarstapi. A última paragem deste périplo será em Ytri Tunga, uma praia ótima para a observação de focas.

Skagafjordur

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui