Aeroporto de Porto Alegre reabre para voos internacionais em Dezembro mas TAP só retoma operações em março ou abril

por Silvia Guimarães

O aeroporto de Porto Alegre, no Brasil, reabriu para voos domésticos no final de outubro, depois de ter permanecido inoperável desde maio, na sequência de intensas chuvas e cheias que causaram danos significativos nas infraestruturas. Segundo o plano de reativação, os voos internacionais estão previstos para retomar a 16 de dezembro, altura em que a pista mais longa estará pronta.

A TAP, que anteriormente às fortes chuvas operava ligações diretas entre Lisboa e Porto Alegre, adiou o seu regresso, ao que tudo indica, lá para o final de março ou princípio de abril do próximo ano.

Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, disse, em entrevista a jornalistas portugueses durante a feira de turismo Festuris, realizada em Gramado, que a companhia aérea portuguesa necessita de algum tempo para reorganizar a operação. “No nosso negócio há que exercer alguma cautela. Precisamos realmente de ver essa pista a ser entregue”, explicou, adiantando que depois também é necessário terem “tempo para vender o voo” e, por isso, o retorno no “fim de março ou início de abril”. 

Os voos para Porto Alegre, segundo o responsável, vão acontecer em “dias alternados com Florianópolis”, destino inaugurado este ano pela TAP. 

Apesar da nova rota de Florianópolis e, mais recentemente, do lançamento da operação de Manaus, Carlos Antunes admite que ainda será difícil compensar o impacto financeiro provocado pela interrupção de Porto Alegre. Mesmo assim, os números das novas rotas têm sido promissores, com 12 mil passageiros já transportados entre Florianópolis e Lisboa e com mais de 7.300 lugares vendidos na recém inaugurada rota de Manaus.

Os objetivos ambiciosos da companhia aérea portuguesa no Brasil passam por ultrapassar, até ao final do ano, os dois milhões de passageiros transportados entre aquele país da América do Sul e a Europa, após ter atingido 1,9 milhões em 2023. “Temos vindo a aumentar o número de passageiros em geral e, por isso, vamos acabar melhor do que no ano passado”, destacou o diretor da TAP, sublinhando o crescimento constante da procura.

A TAP marcou presença no evento de turismo Festuris, que decorreu entre 6 e 9 de novembro em Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, integrando o stand de Portugal que, uma vez mais, esteve localizado na área de luxo da feira.

A jornalista viajou a Gramado a convite da TAP e do Festuris

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui