Afluência aos postos de Turismo do Porto cresce 60% em dois anos

Afluência aos postos de Turismo do Porto cresce 60% em dois anos

0

Em 2016, a afluência aos postos de Turismo do Porto ultrapassou a marca histórica de meio milhão de visitantes, segundo dados recolhidos pela Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP). Em apenas dois anos registou-se um aumento de cerca de 60% no número de turistas que se tem vindo a deslocar aos postos oficiais de turismo da Invicta para obter mais informações sobre a cidade.

Comparando os segundos trimestres desde 2015, a afluência este ano aumentou 20% face a 2016, ano em que já tinha crescido 33% relativamente a 2015. No que respeita à origem dos turistas que procuram os postos de turismo portuenses, os primeiros cinco lugares são ocupados pela França, Espanha, Portugal, Reino Unido e, por fim, Alemanha. No entanto, analisando as receitas de vendas dos serviços dos associados da ATP, é possível constatar que no top 10 encontram-se já quatro países não-europeus: Brasil, Austrália, Estado Unidos da América e Canadá.

Para Filipe Ortigão Guimarães, diretor executivo da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), “estes dados demonstram a menor dependência de mercados considerados maduros, o que revela o lugar de destaque que a Região Porto e Norte de Portugal tem atualmente no panorama internacional do turismo”.

Sobre a estratégia de acolhimento, o responsável revela que “temos apostado, sobretudo, na promoção de áreas fora do centro histórico da cidade, retirando a pressão da Baixa do Porto, uma vez que acreditamos no potencial de outros locais fantásticos, aos quais os reviews e publicações de turismo poderão dedicar menos atenção”, acrescenta o diretor executivo da ATP.

Além do incremento significativo na quantidade, também o nível de satisfação dos turistas com a qualidade do acolhimento nos postos oficiais de turismo do Porto tem sido muito favorável. O estudo realizado aponta que 45% dos inquiridos classificaram a receção como excelente e 41% indicaram que superou todas as expectativas. Também a classificação dos serviços de apoio nacionais no Google (4,5 estrelas em 70 reviews) e no TripAdvisor comprovam a unanimidade da perceção.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply