As Associações que representam os Guias Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC), os Condutores de Animação Turística e Animadores Turísticos (ANCAT) e os Sócios-Gerentes de Agências de Viagens (ASGAVT) enviaram uma carta aberta dirigida à secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e
Segurança Social. As três entidades associativas reivindicam melhores soluções e resolução de problemas persistentes que atingem trabalhadores independentes, empresários em nome individual, assim como micro, pequenas e médias empresas, incluídos nos 94,4% do tecido empresarial português.
Com este documento, as associações pretendem alertar “para a eminência de uma catástrofe económica, financeira e social do setor, que acarretará um custo demasiado elevado para o estado português”. Solicitam ainda a marcação reuniões urgentes com ambas as tutelas para, em conjunto, encontrarem “soluções para a implementação de políticas realistas e de comprovada eficácia, garantindo assim o apoio necessário ao setor até à retoma efetiva da atividade turística”.