Portugal novamente votado Melhor Destino da Europa

Um pequeno retângulo na Europa Ocidental está entre a realeza do turismo mundial. O título de Melhor Destino da Europa pertence novamente ao nosso país, como reconhecimento na edição de 2020 dos World Travel Awards.

Os argumentos são inúmeros e fazem parte do nosso espólio enquanto povo. Há gerações que em cada lar do nosso país se vive entre um misto de criticismo e amor profundo às caraterísticas que fazem de Portugal um pequeno paraíso no mundo.

País de argumentos irresistíveis

A sua costa de eleição onde abundam bandeiras azuis e boas práticas ambientais, a sua história de séculos, uma arquitetura que não deixa de encantar nacionais e estrangeiros, uma gastronomia inqualificável. A lista poderia continuar, porém, foi muito graças à evolução do mercado aéreo ao longo da última década e meia que Portugal entrou verdadeiramente no radar das restantes nações europeias.

Os seus pontos fortes não ficam, aliás, por mãos alheias e a crescente comunidade de estrangeiros a viver em Portugal que o diga. O mercado imobiliário em muito refletiu esse interesse, com um crescimento absolutamente impressionante que chegou aos dois dígitos em 2019.

A vida mais a sul

O Algarve, por norma o ponto de referência para estrangeiros quando se falava em Portugal além-fronteiras, concorre agora ombro a ombro com Lisboa e Porto. Porém, muito graças às suas caraterísticas únicas e nomeadamente ao seu clima convidativo, continua a constar das preferências na hora de comprar casa.

É importante dar crédito a quem o merece. A quarta nomeação consecutiva consolida anos de promoção turística, de afincada dedicação de profissionais de todas as áreas ligadas direta e indiretamente ao turismo nacional e do “boom” das viagens aéreas de baixo custo na Europa.

Hoje mais que nunca, Portugal destaca-se como um destino seguro com infraestruturas de qualidade quando comparado com os seus principais concorrentes. Não é de todo insinuar que não existe muito por onde melhorar, porém, as condições atuais agradam em muito aos que nos visitam e em particular aos que nos escolhem como país para viver.

Números impressionantes

Os números falam por si. Em 2019, foram 16,3 milhões de visitantes que chegaram ao nosso país. Destes, uma considerável parcela deixou-se encantar por Portugal e é, sem surpresa, que o mercado imobiliário de distritos como Lisboa, Porto e Faro tenha vivido a sua era dourada.

O ano de 2020 não foi, infelizmente para a economia, dotado de um sucesso sequer comparável, com 2021 a estar atualmente comprometido na mesma medida. Resta a esperança que ao longo dos próximos anos a recuperação do turismo ajude ao desenvolvimento da economia nacional.

Os argumentos que fizeram de Portugal o destino de eleição europeu não se alteraram. Apesar de ser ainda prematuro analisar o efeito da pandemia em alguns segmentos do turismo em Portugal, um retomar da atividade seguramente resultará na mesma experiência de qualidade a que o visitante se habituou.

Resta finalmente esperar pelo virar da página e continuar a providenciar a empresas e serviços do sector as condições necessárias para continuarem a colocar Portugal entre os principais destinos a visitar. A economia agradece.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui