A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) lançou, no âmbito do Programa HOSPES, programa corporativo de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental da hotelaria, a iniciativa “SOS Ucrânia” que permite aos hotéis de Portugal manifestar as suas disponibilidades de apoio aos refugiados da Ucrânia.
Na plataforma digital do Programa HOSPES foi criada uma categoria especifica – SOS Ucrânia – onde cada empreendimento associado da AHP pode adicionar os apoios: doação de bens; emprego; alimentação e/ou disponibilização de alojamento.
Esta iniciativa é articulada com diversas instituições cujo trabalho está focado no apoio aos refugiados que chegam ao nosso país. São elas que irão consultar a plataforma e contactar diretamente os hotéis para dar seguimento aos processos.
“Desde 2013 apoiamos em contínuo, através dos Hotéis associados da AHP, centenas de instituições. E em momentos mais marcantes, como na reconstrução pós-incêndios de Pedrogão; em 2019, quando enviámos 2 toneladas de bens para ajudar as vítimas do Furacão IDAI, em Moçambique; e, mais recentemente, durante a pandemia, quando ajudámos a montar Hospitais de Campanha e doámos equipamentos e alojamento. Respondemos sempre. Agora, a AHP e os seus associados voltam a mobilizar-se para criar as pontes entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda”, sublinhou Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP.
Neste momento, a ajuda da Hotelaria chega a vários pontos de Portugal Continental, através de 5 instituições, com quem a AHP formalizou o apoio: SOUMA (Lisboa); Desafio Jovem (Fanhões, Cucujães, Salvaterra de Magos e Alter do Chão); Associação dos Ucranianos em Portugal (Lisboa, Funchal, Abrantes, Braga, Caldas da Rainha, Lagos, Viseu, Águeda, Vila Nova de Gaia, Santiago do Cacém, Leiria, Santarém, Évora e Marinha Grande); Associação Solidária Anjos da Misericórdia (Portugal e Ucrânia); e Ukrainian Refugees UAPT (Lisboa e Ucrânia).
A AHP já se mostrou disponível para alargar este projeto a outras instituições e zonas de Portugal.