AHP apresenta CLICK2PORTUGAL

AHP apresenta CLICK2PORTUGAL

0

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal apresentou, esta quarta-feira, à imprensa o projeto CLICK2PORTUGAL, a maior iniciativa conjunta de posicionamento e venda da Hotelaria portuguesa, que tem como principal objetivo aumentar a competitividade da oferta hoteleira nacional, promovendo a sua internacionalização.

O CLICK2PORTUGAL.com estará disponível para o consumidor final no último trimestre de 2018. Esta plataforma agregadora da oferta irá proporcionar um reforço da visibilidade online dos Hotéis nacionais, disponibilizando ao futuro hóspede a escolha que os agregadores permitem, com as vantagens e confiança proporcionada por uma reserva direta.

“O CLICK2PORTUGAL é um projeto estratégico para a Hotelaria nacional” refere o presidente da AHP, Raul Martins, que acrescenta “o objetivo primeiro do projeto é abranger a maior parte da oferta hoteleira e de alojamento coletivo em Portugal”. “O digital é o presente e o futuro e quem não está online, não está no mundo”, conclui o responsável.

Pressupostos do projeto

A AHP realizou, em 2017, o estudo “Raio-X à Presença da Hotelaria portuguesa no Digital” sobre o posicionamento dos hotéis portugueses no digital. O estudo agora apresentado revela que, àquela data, 7% dos estabelecimentos hoteleiros não tinham website e 25% não dispunham de motor de reservas, concluindo que 1/3 dos hotéis portugueses não tinham forma de se vender online.

Desta análise, a AHP concluiu que 17% dos websites não tinham tradução para inglês, 50% não tinham para espanhol, 59% não tinham para francês e 71% não tinham tradução para alemão. Esta questão é central para a captação de tráfego online, já que a maioria dos utilizadores faz pesquisas na sua língua materna.

Outro dos critérios analisados foi o conteúdo visual, essencial para captar e motivar o consumidor a efetuar a reserva, dos 1406 hotéis com website 8% não disponibilizavam fotografias da unidade. Por outro lado, 90% das unidades não tinham vídeos da propriedade.

Todas estas fragilidades eram mais marcadas nos destinos “menos maduros”, sobretudo nas regiões de convergência – Norte, Centro, Alentejo – pelo que o CLICK2PORTUGAL vai também ajudar a atenuar as assimetrias que existem no nosso país.

CLICK2PORTUGAL – O projeto

Este é um projeto, 100% nacional, aberto a todas unidades hoteleiras, para além dos cerca de 700 associados da AHP, cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

O CLICK2PORTUGAL irá disponibilizar aos hotéis aderentes um vídeo do hotel com imagens aéreas, tanto da unidade como do destino; fotografias de alta qualidade; traduções em quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e alemão); e informação sobre pontos de interesse selecionados pelo hotéis. Todas estas funcionalidades poderão ser utilizadas no website próprio do hotel.

O motor de reservas do CLICK2PORTUGAL foi desenvolvido pela Guestcentric, e é já utilizado por muitos estabelecimentos hoteleiros, e permite a integração com outros sistemas, sem custos acrescidos. A plataforma inclui ainda a classificação dos hotéis através de um sistema de rating da ReviewPro, que agrega as avaliações de 175 websites.

Depois de uma primeira fase com alguns hotéis piloto, a AHP iniciou recentemente o processo de angariação a nível nacional, contando já com mais de uma centena de adesões, desde grandes grupos nacionais a hotéis independentes, em que 1/4 não é associado da AHP.

Vantagens

Para o consumidor, o CLICK2PORTUGAL permite reservar numa plataforma que agrega a oferta hoteleira nacional, de forma simples, rápida e segura. Tem as vantagens de uma reserva direta, com o melhor preço garantido e vantagens exclusivas, para além da possibilidade de escolha por tipo de experiência.

Quanto aos hoteleiros, as unidades que não têm motor de reservas próprio passam a dispor desta ferramenta de vendas ao aderir ao CLICK2PORTUGAL. Para os restantes, constitui um meio complementar de reservas que funciona como extensão do canal próprio do hotel, que pode ser integrado com o Channel Manager, não representando um esforço de gestão de um canal adicional.

Sendo o CLICK2PORTUGAL uma extensão do website do hotel, irá permitir obter um elevado net revenue. Permitirá ainda aos hoteleiros efetuarem o contacto direto com os clientes antes, durante e depois da estadia.

Para Portugal, o CLICK2PORTUGAL irá tornar transacionável a maior “montra” do Turismo português – o visitportugal.com – permitindo a quem visita o website do Turismo de Portugal reservar o seu hotel na plataforma CLICK2PORTUGAL.com.

O Click2Portugal é um projeto desenvolvido pela AHP e que representa a maior iniciativa conjunta de posicionamento e venda da Hotelaria nacional. Projeto que visa a capacitação dos hotéis para o digital, serve igualmente como agregador da oferta, possibilitando fazer reservas com as vantagens de uma reserva direta. O projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (Compete 2020, Portugal 2020 e FEDER), e implicou um investimento de um milhão de euros. O projeto tem um prazo de execução de 3 anos onde se inclui o desenvolvimento da plataforma, conteúdos, a equipa de projeto e as campanhas de promoção internacional.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply