AHRESP debateu Alojamento Local em Aveiro com mais de 100 empresários

AHRESP debateu Alojamento Local em Aveiro com mais de 100 empresários

0

O Auditório do edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro recebeu o workshop ‘Ser empresário de Alojamento Local, e agora?’, iniciativa da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que juntou mais de 100 empresários para debater os desafios que se colocam ao crescimento desta atividade.

Integrada no “Roadshow Nacional de Workshops”, a sessão contou com as presenças do Presidente da Camara Municipal de Aveiro, Presidente da ERT do Centro de Portugal e da IDTOUR.

Neste workshop foram abordadas temáticas como os seguros de responsabilidade civil, informações sobre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e faturação através da Plataforma Online.

“Foi uma sessão de referência e enriquecedora para a AHRESP, pois a participação e o envolvimento dos empresários foi muito positiva. Debatemos várias questões que preocupam os empresários no âmbito da atividade do alojamento local e conseguimos em conjunto identificar as maiores dificuldades dos empresários na operação do dia-a-dia de forma a podermos esclarecer cada vez melhor os nossos empresários”, afirma Jorge Loureiro, Vice-presidente da AHRESP.

“O Alojamento Local tem hoje um papel fundamental na promoção e projeção internacional do destino Portugal e a AHRESP está empenhada em assegurar padrões de qualidade do serviço, criando uma marca que gere confiança aos consumidores”, acrescenta.

De acordo com o estudo realizado pela AHRESP em conjunto com o ISCTE e a SITIOS, apresentado recentemente, a região Centro detém 31% dos alojamentos locais, destacando-se os distritos de Leiria, com o peso que advém de Fátima, (40%) e Aveiro (21%), sendo de notar também o distrito de Coimbra, com 16%. Outra questão pertinente tem que ver com o facto do AL ter vindo a contribuir para o crescimento significativo da taxa de ocupação em algumas regiões, como por exemplo no Centro, onde este indicador tem aumentado significativamente nos últimos cinco anos (cerca de 36%, tendo passado de 29,5% para 40,4%).

O “Roadshow Nacional de Workshops” é uma iniciativa coorganizada pela AHRESP com as Entidades Regionais de Turismo do Alentejo, Turismo Centro de Portugal e Turismo do Porto e Norte de Portugal e, ainda, com as autarquias locais, divulgadas na região-alvo pela AHRESP e parceiros, dirigidas a todos os empresários de AL e abertas ao público em geral, tendo sido cofinanciado pelo Compete 2020 / Portugal 2020.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply