AHRESP na vice-presidência da Federação Europeia de Organizações de Campismo e Caravanismo

AHRESP na vice-presidência da Federação Europeia de Organizações de Campismo e Caravanismo

0

A presidente do Grupo de setor de Campismo e Caravanismo, Hotelaria de Ar Livre e Caravanismo da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e administradora da Orbitur, Beatriz Santos, acaba de ser nomeada vice presidente da European Federation of Campingsite Organisations and Holiday Park Associations (EFCO&HPA), órgão representativo do campismo e caravanismo que agrega associações de 23 países da Europa.

Beatriz Santos adianta: “É com enorme satisfação que abraço este novo desafio, como vice presidente desta federação que é de extrema importância para o campismo e caravanismo, com voz ativa no debate de temas de relevância para a nossa atividade no contexto europeu”.

“Nesta fase em que o Turismo está a atravessar uma fase positiva, não podemos esquecer que o campismo e o caravanismo também fazem parte desta atividade económica e de acordo com os últimos dados do INE, 1,6 milhões dos turistas que visitam Portugal são campistas, o que corresponde a 5,6 milhões de dormidas em parques de campismo.”, acrescenta Beatriz Santos.

De acordo com os dados do INE, em 2016 Portugal contava com 250 parques de campismo, contudo, o EUROSTAT indica 214 e a capacidade total dos parques de campismo em Portugal, em 2016, foi de 184 139 campistas. No ano de 2016, a distribuição da capacidade de alojamento turístico dos parques de campismo concentra-se maioritariamente na área rural com 46%, logo seguida das vilas e subúrbios (35%) e apenas 19% nas cidades.

A EFCO&HPA tem como principal objetivo promover e defender os interesses do setor do caravanismo e campismo junto das autoridades europeias – Conselho Europeu, Comissão Europeia e Parlamento Europeu, garantindo que estes interesses são compreendidos e levados em conta no processo de tomada de decisão a nível europeu. Em paralelo, a EFCO&HPA procura assegurar uma permanente troca de conhecimentos e partilha de informação entre os agentes do setor.
A federação conta com 23 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Sérvia, Suécia e Suíça.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply