Associações Portuguesa e Espanhola do Enoturismo promovem Aliança Ibérica do Turismo EnoGastronómico

0
27
créditos: Giacomo Alonzi

A APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo estabeleceu recentemente uma parceria com a AEE – Associação Espanhola de Enoturismo, que futuramente dará origem à realização de diversas iniciativas com o objetivo de valorizar e destacar o enoturismo português e espanhol, respetivamente.

A primeira destas iniciativas irá decorrer já no próximo dia 30 de novembro, às 18 horas, sob a forma de um webinar onde se discutirá a importância do vinho e da comida no sector do enoturismo, nomeadamente em Portugal e em Espanha, países com uma riqueza gastronómica e vínica mundialmente reconhecidas.

“A APENO está neste momento a firmar parcerias com diversas associações de enoturismo mundiais a pensar na internacionalização e na organização de iniciativas que nos vão ajudar a ser uma referência mundial neste setor. Esta aliança ibérica com a Associação Espanhola de Enoturismo foi a primeira a ser realizada e faz todo o sentido, na medida em que são dois países que tão bem sabem receber os seus visitantes, com uma oferta gastronómica e vínica ímpar”, afirma Maria João de Almeida, presidente da APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo e delegada para Portugal da OMET – Organização Mundial do Enoturismo.

Já José António Vidal, simultaneamente presidente da AEE – Associação Espanhola de Enoturismo e da OMET, defende que “a gastronomia tornou-se um elemento dinamizador socioeconómico, que não só atrai um segmento gourmet em crescimento, mas também enriquece a perceção do destino para turistas nacionais e internacionais, constituindo um produto prioritário e transversal que o sector enoturístico deve incorporar na sua oferta de serviços».

Cientes da importância que pode ter esta aliança, os presidentes de ambas as associações concordam e afirmam ainda em comunicado que «Unir forças era inevitável» já que são «dois países historicamente unidos e geminados pela geografia, pela hospitalidade de seu povo e por seu patrimônio tangível e intangível».

O evento contará ainda com a participação de influentes personalidades do sector gastronómico, nomeadamente José Bento dos Santos (Presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia), Rafael Ansón (Presidente Honorário da Real Academia Espanhola de Gastronomia), Paulo Mendonça  (Vice-Presidente de AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) e Pepa Muñoz (Presidente de FACYRE – Federação das Associações de Cozinheiros e Confeiteiros da Espanha).

O webinar será realizado na plataforma ZOOM, através de um link disponibilizado pela APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo que deverá ser solicitado através de info@enoturismodeportugal.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here