Brasil lança programa para reforçar segurança no turismo

Desenvolver ações e políticas públicas para ampliar a segurança dos turistas no Brasil, este é o objetivo do “Programa Turismo Seguro”, lançado recentemente pelo Governo Federal do Brasil.

Para a elaboração do programa, o Ministério do Turismo e a Embratur se reuniram durante todo ano de 2021, no intuito de desenvolver propostas que atendessem com eficiência os turistas nacionais e estrangeiros.

Entre as lições que a pandemia de Covid-19 deixou para o turista e para o turismo, a necessidade de segurança está entre as mais relevantes. Porém, não se pode perder de vista que a segurança turística é mais ampla e passa por questões que dizem respeito à locomoção, segurança pública, defesa das relações de consumo, infância protegida, direitos humanos, igualdade de gênero, informações acessíveis, integridade física de diversos agentes, alimentação de qualidade, entre diversas outras.

Considerando todos esses pontos, foram criadas 59 ações, que visam contribuir para o posicionamento do Brasil como um destino seguro. Dentre os eixos de atuação estão a segurança pública, as relações de consumo no turismo, o transporte de turistas, a defesa civil, a vigilância sanitária e a comunicação positiva.

“Estamos concretizando propostas que devem aprimorar a segurança turística no nosso país. Uma demanda importante para o turismo que o Governo Federal está dando a devida atenção e que, sem dúvida, refletirá no crescimento do nosso setor”, afirma o ministro do Turismo, Gilson Machado.

Entre as ações previstas estão, por exemplo, o mapeamento de delegacias especializadas para serem apresentadas de forma acessível aos turistas e a facilitação do registro de ocorrências. Isso faz com que o visitante estrangeiro que chega ao Brasil tenha conhecimento claro sobre o que fazer se houver um incidente e onde denunciar práticas irregulares no turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here