Centro de Portugal quer posicionar região como destino “film friendly”

Coimbra foi esta segunda-feira, 16 de outubro, o cenário escolhido para a apresentação da “Centro Portugal Film Comission” (CPFC), associação que nasceu da conjugação de várias vontades e que tem um objetivo comum: posicionar o Centro de Portugal como destino “film friendly”.

A ideia é atrair produções cinematográficas e audiovisuais, tanto numa escala nacional como internacional, e assim gerar benefícios económicos para a região. Este é um projeto estratégico para o Centro de Portugal, pelo potencial de aumento de notoriedade que representa.

No Seminário Maior de Coimbra, local escolhido para a conferência de imprensa de lançamento do projeto, foram apresentados os principais trunfos que o Centro de Portugal tem para mostrar às produtoras cinematográficas e aos cineastas. A começar pelo clima favorável e pelas muitas horas de luz solar por dia, sem esquecer a grande diversidade de cenários, as boas acessibilidades e a segurança.

No início da conferência de imprensa foi exibido o filme “Turismo Centro de Portugal – Destino Preferido da ECTAA em 2017”, que tem colecionado prémios em todos os festivais de cinema em que participa. O filme ilustra a riqueza e diversidade de cenários que podem ser encontrados na região.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, aproveitou a ocasião para manifestar o seu pesar pelos incêndios, que voltaram a deixar uma marca de dor no país e na região. Na sua intervenção, sublinhou a importância que a CPFC constitui para a valorização da marca Centro de Portugal e elogiou a composição dos seus órgãos sociais: “Está aqui a nata do cinema no Centro de Portugal, desde diretores de festivais até produtores, de Coimbra, Leiria, Aveiro, Figueira da Foz, Caldas da Rainha e outros locais. É uma verdadeira Film Comission do Centro de Portugal”.

Entre os próximos passos da CPFC constam a elaboração de um modelo de contrato-programa com os municípios aderentes, protocolos com instituições de ensino superior com cursos nas áreas do cinema, a identificação de oportunidades de financiamento e a captação de empresas do setor do cinema para a região.

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