Conferência Internacional de Turismo debate âncoras da criatividade e diáspora

Conferência Internacional de Turismo debate âncoras da criatividade e diáspora

0

Especialistas nacionais e internacionais do setor vão participar na 1ª Conferência Internacional de Turismo – Santa Maria da Feira, que tem como tema “Criatividade e Diáspora – Âncoras Estratégicas no Desenvolvimento dos Destinos Turísticos”. Neste encontro, a realizar dia 4 de abril, na Biblioteca Municipal, será apresentado o Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e de Marketing de Santa Maria da Feira.

Numa altura em que o Turismo se assume como uma das prioridades do governo português, alinhada com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, esta conferência, organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em parceria com o IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, pretende servir de alavanca para uma reflexão profunda sobre o Turismo em Portugal, com vista à identificação de boas práticas e propostas para potenciar o setor.

A apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e de Marketing de Santa Maria da Feira será o foco do terceiro painel da conferência, dinamizado pelo presidente do IPDT, Jorge Costa, que tem como tema “Estratégias de desenvolvimento e promoção turística de Santa Maria da Feira”. Pretende-se como resultado global do Plano uma alocação mais eficiente e eficaz do desenvolvimento turístico, da comunicação e da divulgação do Município e um desenvolvimento sustentável do Turismo, para que toda a oferta passe a ser reconhecida de forma ainda mais ampla junto dos mercados atuais e potenciais.

“É fundamental alinharmos a nossa estratégia global com as grandes tendências internacionais, para sermos competitivos numa cada vez mais dinâmica indústria turística mundial”, considera o presidente da Câmara, Emídio Sousa, que intervirá na sessão de encerramento da conferência.

Destaque ainda para o primeiro painel, centrado no tema “Território, Tecnologia e Turismo”, que terá como oradores Adolfo Neira, sócio consultor da EOSA e responsável pela Secretaria Técnica do Cluster de Turismo da Galiza, e Miguel Condesso, fundador da SymbiOn e responsável pela área da Inovação e Gestão de Projetos da Artshare. Carlos Martins, um dos maiores impulsionadores das indústrias criativas em Portugal, fundador e diretor-executivo da OPIUM, empresa dedicada ao planeamento cultural, territorial e económico, modera este primeiro painel.

“A diáspora como motor de desenvolvimento turístico” é o tema do segundo painel, que conta com as intervenções de Norberto Santos, da Universidade de Coimbra, e Rossana Neves Santos, do Instituto Superior de Administração e Línguas – Madeira. O painel será moderado por Roberto Carlos Reis, técnico da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, responsável pelo Gabinete de Apoio às Comunidades Emigrantes (GACE).

Para o vereador da Cultura, Turismo, Bibliotecas e Museus, Gil Ferreira, que intervirá na sessão de abertura da conferência, “as permanentes mudanças no mercado turístico e a necessidade de implementar estratégias que respondam aos desafios atuais e futuros, exigem o desenvolvimento de políticas e estratégias capazes de responder aos problemas da reestruturação económica, social e ambiental dos destinos, mas que, ao mesmo tempo, permitam a atração de investimento, promoção do crescimento económico e a geração de emprego, capaz de captar novos visitantes e residentes”.

Inscrições on-line e programa completo da conferência em http://ipdtpage.ipdt.pt/cit_smf.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply