Os cruzeiros da Costa Cruzeiros estão prontos para reiniciar a atividade, com os protocolos de saúde e segurança melhorados. A retoma das operações tem início com a saída do navio Costa Smeralda, programada para 27 de março, que mantém o itinerário levando os passageiros a descobrir os lugares mais bonitos de Itália com os minicruzeiros de três e quatro dias ou, como alternativa, um cruzeiro de sete dias, com escalas em Savona, La Spezia, Civitavecchia, Nápoles, Messina e Cagliari.
A partir de 1 de maio, o Costa Smeralda voltará a realizar cruzeiros de uma semana no Mediterrâneo Ocidental, com visitas por Itália (Savona, Civitavecchia e Palermo), França (Marselha) e, possivelmente, por Espanha (Barcelona e Palma de Maiorca).
Um segundo navio, o Costa Luminosa, também vai entrar ao serviço, com partida de Trieste a 2 de maio, e no dia seguinte de Bari, confirmando o programa de cruzeiros de uma semana pela Grécia e Croácia.
A Costa Cruzeiros está a trabalhar com as autoridades nacionais e locais dos países envolvidos nos itinerários dos seus navios fora de Itália, para definir e acordar os detalhes da retoma das operações, com medidas de saúde e segurança reforçadas devido à aplicação do Protocolo de Segurança da Costa. O Protocolo contém medidas operacionais relacionadas com todos os aspetos da experiência de cruzeiro, tanto a bordo como em terra, que foram aplicadas com sucesso em Itália, desde o passado dia 6 de setembro. Essas medidas incluem a limitação da capacidade, testes de cotonete para todos os passageiros e tripulantes, verificações de temperatura a cada desembarque e embarque, excursões aos destinos protegidas, distanciamento físico a bordo e também em terminais de cruzeiros, novas formas de utilização dos serviços a bordo, melhoria dos serviços médicos e de saúde, e utilização de máscaras de proteção sempre que for necessário.
Os detalhes dos itinerários, com as correspondentes opções de reserva, vão estar brevemente disponíveis no site www.costacruzeiros.com.pt e todos os restantes cruzeiros previstos até final de maio, e não incluídos neste programa atualizado, serão cancelados.