O turismo do Município de Paredes acaba de anunciar a oferta de quatro trilhos homologados pela FCMP – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. São 30,2 km que passam a integrar a rede nacional dos percursos pedestres. Os quatro trilhos, homologados e devidamente sinalizados, localizam-se em Baltar, Gondalães (Paredes), Louredo e Sobrosa e o seus percursos serão apresentados em março na abertura da sexta edição do projeto “Descobrir Paredes”. As rotas foram desenvolvidas no âmbito da candidatura do Município ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
A programação “Descobrir Paredes” vai iniciar-se no dia 29 de março, com o Trilho de S. Silvestre, em Baltar. Segue-se o Trilho de Louredo da Serra, em Louredo, no dia 26 de abril, o Trilho dos Chocolateiros, em Sobrosa, a 31 de maio, e o Trilho de Gondalães, a 28 de junho.
O projeto “Descobrir Paredes” tem por objetivo dar a conhecer locais de interesse para passear por Paredes, criando uma experiência única para o visitante que parte à descoberta de pontos de interesse turístico revelados pela paisagem, arquitetura, gastronomia, artes e ofícios, pessoas e tradições.
Nestes passeios, o Município de Paredes propõe ao visitante “descobrir a riqueza do património do concelho e desfrutar da beleza dos inúmeros espaços verdes que o território tem para oferecer”. A iniciativa “Descobrir Paredes” decorre no último sábado de cada mês, tem visita guiada e é gratuita, mediante inscrição prévia.