A realização de grandes eventos desportivos no Algarve em abril e maio marcam o reinício da atividade turística na região após um intervalo forçado pela pandemia de COVID-19. Para o Turismo do Algarve, as etapas do Grande Prémio de MotoGP e do Grande Prémio da Fórmula 1, o Portugal Masters em golfe, a Volta ao Algarve em bicicleta e cinco competições internacionais de Vela assumem especial relevância no atual contexto por reforçarem a mensagem de que é seguro visitar o destino e que a região está preparada para receber turistas de diferentes origens.
A captação de grandes de eventos de cariz internacional gera novos motivos de interesse para a visita à região. O destino apresenta condições naturais excecionais para a prática de modalidades desportivas ao ar livre, como o golfe, o ciclismo ou a vela, e dispõe de infraestruturas de apoio que permitem acolher atividades de alta competição, como o Autódromo Internacional do Algarve, campos de golfe aclamados entre os melhores do mundo e condições únicas para o turismo náutico, além de um parque hoteleiro qualificado, servido por um aeroporto internacional.
O presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, afirma que “a realização deste naipe de grandes eventos internacionais, em tão curto espaço de tempo, é uma excelente notícia para o país e para a região, que permite comunicarmos ao mundo que o Algarve é um destino turístico seguro e pronto a receber os turistas. Com o programa de desconfinamento e o plano de vacinação em marcha, acreditamos que este verão possa vir a marcar definitivamente o início da recuperação do setor”.
O Turismo Desportivo está inscrito na matriz do Plano Estratégico do Turismo do Algarve, considerando que é uma área que beneficia a economia da região. Possibilita, por um lado, o desenvolvimento da oferta turística no destino e, por outro, integra modalidades cujo calendário é mais prolongado ao longo do ano. Acresce que as provas desportivas que geram interesse à escala mundial produzem também efeitos relevantes de notoriedade e de projeção internacional para a marca «Algarve». Neste contexto, o Turismo do Algarve atua em dois eixos estratégicos, no sentido de impactar os turistas cuja principal motivação de viagem é participarem em atividades desportivas, enquanto praticantes, e de incentivar a visita à região pelo espetáculo desportivo, em que os turistas são meros espectadores.
“Este regresso a alguma normalidade poderá ditar o início da retoma e gerar um impacto de comunicação e económico significativos para a região. Não obstante serem oportunidades únicas, mantemos um calendário de iniciativas mais vasto, de forma a continuarmos, nos próximos meses, a gerar motivações de visita ao Algarve, sempre em segurança”, acrescenta João Fernandes.