A FITUR, a maior feira de turismo do mercado espanhol, é a primeira feira internacional a realizar-se presencialmente em contexto pandémico e Portugal, que participou ininterruptamente ao longo de 41 edições, estará presente para divulgar a qualidade da sua oferta turística e a resiliência das empresas nacionais.
Entre os dias 19 e 23 de maio, em Madrid, a participação portuguesa na FITUR conta com as sete Agências Regionais de Promoção Turística e 33 empresas, num espaço com 681,5 m2 onde será instalado, e apresentado, o novo stand nacional que corporiza a estratégia e marca do destino. A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo deslocam-se à FITUR onde, durante dois dias, irão reunir com as empresas e o trade e visitar o stand de Portugal (19 de maio, 10h30), localizado no Pavilhão 6.
O novo stand nacional foi concebido para proporcionar uma sensação de bem-estar junto do público, a mesma emoção que Portugal suscita nos seus visitantes, e integra elementos característicos da identidade do país enquanto destino turístico. Os ativos estratégicos do turismo nacional são aqui divulgados numa abordagem criativa, moderna, sofisticada e inovadora, com recurso a materiais e elementos estéticos inequivocamente associados a Portugal, como sejam a cortiça ou a azulejaria, e também, a meios tecnológicos modernos destinados à informação, comunicação e apresentação de conteúdos.
Desde logo, o Sol, como elemento único, diferenciador e acolhedor do nosso país e como elemento de luz, de energia e de beleza estética, mas também, as 7 Regiões, 7 Identidades, 7 Sóis suspensos no topo do stand que nos dão uma luz diferente e única. E sem esquecer o Mar, como elemento narrativo da nossa história, uma história de descobrimentos, de crescimento, de criatividade e de coragem, e o mar e as suas ondas que, no topo do stand, representam e inspiram as empresas e os negócios portugueses que ocupam o espaço em baixo.
A secretária de Estado do Turismo, que também se deslocará a Madrid, afirma que “a presença na FITUR é um importante momento da promoção do Destino Portugal num dos seus principais mercados estratégicos, sobretudo nesta altura em que a procura de destinos de proximidade se revela uma tendência. Sendo a primeira feira presencial do setor a nível internacional, esta será uma oportunidade de negócio interessante para as empresas portuguesas, incentivando a retoma da atividade turística nacional”.
Espanha é um mercado muito importante para Portugal que continua a apostar na promoção, online e offline, e na capacitação dos agentes turísticos, nomeadamente, nas vertentes gastronomia, enoturismo e cultura (museus, espaços artísticos, exposições). Se em 2019, Espanha já era o principal mercado emissor para o destino Portugal, aferido pelo indicador hóspedes (quota de 13,9%) e o 3.º no indicador dormidas (quota de 10,7%), em 2020, mesmo em contexto de pandemia e de drástica redução dos níveis da procura internacional, posicionou-se como o 1.º mercado turístico para Portugal aferido pelo indicador hóspedes, com registo de 810,9 mil hóspedes que geraram 1.785,3 mil dormidas (3º neste indicador).