250 mil turistas é o que o presidente da Câmara Municipal do Funchal espera conseguir a mais para a cidade até ao final de 2017 com o novo plano estratégico municipal para o turismo, intitulado “Funchal, Experiência Única”. Apesar de ainda não ter os números de 2015 fechados, e que acredita terem ultrapassado largamente o milhão e 140 mil turistas de 2014, Paulo Cafôfo ambiciona, assim, ultrapassar aquele que afirma ter sido “o melhor ano de sempre para o turismo da Madeira”, para além de aumentar a satisfação dos turistas, tanto portugueses como estrangeiros, de 70 para 80 pontos percentuais, e fixar por um maior período de tempo quem visita a Madeira, que atualmente é de 5,7 dias.
Valorizando o facto de o Funchal ter na sua área limítrofe 53% das unidades hoteleiras da Madeira, receber 66% dos hóspedes que visitam o arquipélago, gerar 69% do emprego na região e retirar 71% das receitas geradas, o profissional deixou claro, esta manhã, num encontro com a imprensa, em Lisboa, que este plano surge como um “complemento” aos já existentes a nível nacional e regional, sempre muito fixado nas “experiências e vivências”.
Produto diferenciador
O objetivo do novo plano estratégico municipal para o turismo da Madeira passa por três vertentes principais: tornar o Funchal como catalisador do turismo da Madeira; criar um produto turístico diferenciado; e tornar o Funchal numa marca turística mundial.
Leia o artigo completo na Edição de Fevereiro (nº 346) da revista VIAJAR – Disponível online