A GEA terminou este domingo, dia 10 de dezembro, a sua XIX Convenção Anual, a primeira realizada fora do território português. Com uma participação de cerca de 400 profissionais, entre parceiros e agências de viagens da rede, Marraquexe foi o destino escolhido para receber o evento.
Por Sílvia Guimarães*
“Estamos muito satisfeitos com os números. É a maior convenção feita fora do território nacional. Foi feita pela GEA numa altura importante para o grupo, que celebra 20 anos. Este é um tónico para lançar os próximos 20”, afirmam os administradores do grupo Pedro Gordon e Carlos Baptista, aos jornalistas à margem do evento.
A escolha de Marrocos para a realização da convenção prende-se com o facto do destino ter “um um potencial brutal de crescimento no mercado português e o Turismo de Marrocos está alinhado com a ideia de que é preciso promover e mostrar Marrocos”, depois a proximidade de Portugal aliada à “tradição e modernidade” do destino fazem deste um destino de aposta para a GEA.
Em 2023 a NewTour entrou no capital social da GEA, traduzindo-se num “ano de mudança” para o grupo de agências de viagens. Por outro lado, foi um ano de “implementação de novos projetos” que, segundo Carlos Baptista, “só foi possível com o compromisso de toda a equipa, incluindo os acionistas e administração. Temos tido uma equipa muito comprometida com os novos projetos e temos tido uma aceitação muito grande de toda a rede em todos os projetos lançados, alguns muito acima da nossa expetativa”, afirmou.
Durante este ano a GEA lançou quatro novos projetos, incluindo uma nova Intranet, “mais moderna, friendly e com mais conteúdo, e com uma tecnologia preparada para os futuros projetos”, disse Carlos Baptista.
Lançada em setembro, a nova academia de formação da GEA, “uma necessidade identificada há algum tempo”, que contou com “2 mil horas de formação a quase 500 formandos”, foi um sucesso. “Estamos muito satisfeitos e a preparar uma segunda fase para o primeiro trimestre de 2024. Vamos implementar melhorias, como a formação assíncrona. Não é uma moda, é um projeto que veio para ficar e para ir ao encontro das necessidades das agências”, esclareceu.
Já a GEA TV foi um projeto com um sucesso e adesão que foram muito além das expetativas iniciais. “Quando lançámos o projeto na rede tínhamos uma estimativa de adoção em 150 pontos de venda, teve um sucesso tremendo, e aplicámos na primeira fase 223 televisões, o que representa quase metade da rede”, enalteceu o administrador, que define este projeto como uma forma de “trabalhar mais efetiva a comunicação das agências”. Dado o sucesso do projeto já está em curso uma segunda fase.
O último projeto adotado em 2023 foi um “back office de gestão”, gratuito para as agências. “Foi uma promessa à rede e, não sendo exclusivo das novas agências, a verdade é que é uma ferramenta mais bem percecionada pelas novas agências, porque para quem já tem muitos anos no mercado torna-se mais difícil alterar o programa de gestão”.
*A jornalista viajou a Marraquexe a convite da GEA