A HotelShop+SocialShop entregou, uma vez mais, prémios de reconhecimento e mérito aos fornecedores e cooperadores que fazem parte do seu portfólio, numa cerimónia que teve lugar em Lusboa, no dia 17 de fevereiro, e que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente da HotelShop+SocialShop, Miguel Paredes Alves.
A Blue Sigma foi a empresa vencedora na categoria Fornecedor do Ano e o Centro Paroquial Nossa Senhora da Luz, em Beja, saiu vitoriosa na categoria Cooperador do Ano. O prémio de Melhor Serviço foi ainda atribuído ao Sr. Escritório.
Durante a cerimónia foram ainda entregues certificados às 40 empresas fornecedoras da central de compras em 2015, assim com os diplomas de mérito a fornecedores e cooperadores.
A nível das empresas de hotelaria, o prémio Best Buyer HotelShop na categoria Diretor Geral foi para Liliana Conde, da NH Hotels, e na categoria Responsável de Compras foi entregue a Cristina Saldanha, da Altis Hotels.
No que respeita à área de SocialShop, foi José Vieira, da Associação de Bem-Estar Infantil de Vialonga, que arrematou o prémio de Responsável de Compras, ao passo que o de melhor Diretor foi para João Mesquita, da Santa Cada da Misericórdia de Mafra.
Nos prémios a fornecedores, na melhor qualidade/preço, na categoria setor alimentar, o galardão foi para a Lactogal e no setor não alimentar o prémio foi atribuído à Blue Sigma.
Crescimento de quase 25% em 2015
Segundo Miguel Paredes Alves a atribuição destes prémios, que vão já na sua quinta edição, visa “reconhecer e incentivar os parceiros que mais se destacaram no ano anterior, em hotelaria e instituições sociais, na área dos abastecimentos e compras”. Para o responsável esta é uma forma de “reconhecer os fornecedores através de um selo de qualidade que a HotelShop atribui, mediante sete critérios”.
Miguel Paredes Alves destacou que “o ano de 2015 foi o melhor de sempre para a HotelShop+SocialShop”, onde cresceram 24,8% quando comprando com o ano anterior, atingindo os 10 milhões de euros. “Conseguimos ajudar os nossos associados a terem uma melhor performance nas suas compras, que chegou a uma diferença de preços de 15%, o que significa poupanças na ordem dos 1,2 milhões de euros”, afirmou.
“Bom exemplo daquilo que é próprio do Turismo”
Para Ana Mendes Godinho, que proferiu o discurso de encerramento da cerimónia, a HotelShopISocialShop é um “bom exemplo daquilo que é próprio do Turismo, primeiro porque teve a capacidade de agregar e dar escala a um conjunto de fornecedores e compradores, e segundo porque é um bom exemplo daquilo que o Estado e o setor privado podem conseguir, ou seja, lançar de alguma forma sementes juntando-se à iniciativa privada para criar projetos de dimensão, nomeadamente cooperativos como este”, relembrando que a central de compras foi alavancada no momento inicial pela capital de risco, através de um fundo público.
Segundo a responsável pela pasta do Turismo, a HotelShop+SocialShop tem “a capacidade cooperativa de agregar e dar escala a um conjunto de fornecedores e compradores e garantir que há dimensão para ganhos de eficiência e de escala”.
Ana Mendes Godinho destacou ainda a sua preocupação e necessidade permanente de qualificação dos recursos humanos e a capacidade desta central de compras valorizar os produtos nacionais e regionais.