A central de compras HotelShop+SocialShop voltou a distinguir os seus melhores fornecedores e cooperadores com a entrega de prémios em diferentes categorias, certificações e diplomas de mérito. O evento, que contou com a presença de Miguel Paredes Alves, diretor-geral da HotelShop+SocialShop, e Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, teve ainda como convidado especial o ex-futebolista Paulo Futre, que dirigiu uma breve palestra aos presentes sobre o tema “Vencer? Só com entusiasmo!”.
O Best Buyer HotelShop – Responsável de Compras foi uma vez mais atribuído a Cristina Saldanha, da Altis Hotels, e Salvador Caprichoso, do Hotel Botânico, saiu com a distinção de Buyer HotelShop – Diretor-geral. Já a Best Buyer SocialShop – Responsável de Compras foi Isabel Estevão, do Instituto de Apoio à Comunidade do Forte da Casa, e o prémio de Best Buyer SocialShop – Diretor foi para o Centro de Assistência Paroquial da Amora.
O Grupo RTM foi distinguido como “Fornecedor do Ano”, tendo levado ainda para casa o prémio de “Melhor Relação Qualidade/Preço Setor Alimentar”, ao passo que o Lawrence’s Hotel e a Fundação Obra de São José Operário saíram vencedores, em ponto de igualdade, com o prémio de “Cooperador do Ano”.
Na “Melhor Relação Qualidade/Preço Setor Não-Alimentar” foi a Blue Sigma que viu o seu nome ser chamado e no “Melhor Serviço” o prémio foi para o Sr. Escritório.
Certificados e diplomas de mérito
Este ano foram ainda certificados 41 fornecedores. Foram eles: Americana Papelaria, Anabela Soares, Âncora Prateada, Arcol, Avibom, Blue Sigma, Casa do Aido, Centro Técnico de Desinfecções, Companhia da Serra, Sealed Air, Essência D’Fruta, Eurodois, Fitisan, Délifrance, IberGlória, JEFRA, Jóia do Campo, José Maria Cardoso, Kmed Europa, Lactogal, Lago Fresco, Linterport, Loja das Tintas, Lousani, Migrar Paladares, Orivárzea, Panidor, Parmalat, Pest Plus, Portral, Proquimia, Qual House, Risquinha, RTM, Sr. Escritório, Staples, Sumol+Compal, Talhos LV, Tecnifir, Viborel e Wine Man.
Por outro lado, foram ainda entregues diplomas de mérito a quatro cooperadores (Natália Rosa – Hotéis NH Lisboa; Pedro Miranda – Roamaria do Baco; Sandra Oliveira – Centro de Assistência Paroquial da Amora; e Helena Baron – O Companheiro) e a seis fornecedores (Anabela Soares – Valério Soares; Teresa Santos – Gergran/Delifrance; Franco Martins – Lousani; António Rodrigo – Proquimia; e Pedro Pereira – Viborel).
Luís Araújo, que presidiu o encerramento do encontro, afirmou que “este é um excelente exemplo do que queremos para o Turismo em Portugal (…) primeiro, porque tem a ver como agregar e dar escala a fornecedores e compradores qualificados, e, segundo, porque mostra o trabalho extremamente articulado, que acho que é cada vez mais difícil quando deveria ser cada vez mais fácil, especialmente no nosso setor”.
Para o responsável, “estes ganhos de eficiência e escala são extraordinários para qualquer pessoa que trabalha nesta atividade, quer seja comprador, seja fornecedor”.
O presidente do Turismo de Portugal evidenciou, uma vez mais, o bom momento que o Turismo atravessa no país, referindo que 2016 “foi um ano de ótimo desempenho turístico, crescemos à volta de 10%”. No entanto, diz ter a “certeza” que “2017 não vai ficar atrás”, embora admita que “isto obriga a um maior grau de exigência, maior articulação e, se calhar, uma maior ambição naquilo que queremos dar ao Turismo nacional e que acho que está muito representado aqui, com um potencial de inovação e empreendedorismo que achamos ser fundamental do ponto de vista nacional”.
Luís Araújo disse ainda que é objetivo do seu gabinete criar condições para que o Turismo seja uma primeira opção de escolha de emprego e não apenas um recurso para quem não tem trabalho.
10º aniversário celebrado em convenção
Miguel Paredes Alves aproveitou a ocasião para dizer que “a existência da HotelShop+SocialShop “deve-se ao muito trabalho, muita dedicação, muita organização e muito tempo para ouvir os sócios compradores e, também, para ouvir os fornecedores, e perceber que os bons negócios têm que ser bons para ambas as partes. Temos que ajudar os nossos fornecedores a vender mais e os compradores a comprarem melhor. Isto é possível”.
A HotelShop+SocialShop celebra hoje, dia 1 de fevereiro, o seu 10º aniversário, que irá comemorar apenas por altura da sua convenção bianual, que terá lugar em novembro, em Lisboa.