Índice de confiança no setor do turismo atinge valor mais elevado de sempre

Os resultados globais do turismo nacional no verão de 2016 vão ser melhores ou muito melhores do que os de 2015. A previsão é avançada nesta edição do Barómetro do Turismo do IPDT. Das respostas obtidas, cerca de 60 por cento acredita que o verão de 2016 vai ser melhor que o de 2015 no que toca a receitas, dormidas e número de turistas, no que se refere ao mercado interno. O mercado externo deverá registar uma evolução ainda mais positiva. Mais de 80 por cento dos respondentes acredita que as dormidas, turistas e receitas serão superiores em 2016.

O índice de confiança médio no desempenho do setor do turismo atingiu, em maio, o valor mais elevado desde março de 2010, chegando aos 80,8 pontos, um acréscimo de 3 pontos face ao último registo observado em dezembro de 2015. Num comentário à edição 50 do Barómetro, a secretária de Estado do Turismo afirmou que estes resultados “confirmam o dinamismo que o destino turístico Portugal tem tido e traduzem a expectativa muito positiva para o ano de 2016, em indicadores como a procura turística externa e interna e o emprego no turismo”. Ana Mendes Godinho referiu ainda que “os bons resultados impõem uma maior responsabilidade para que invistamos na criação de condições para que o turismo acrescente mais valor e responda aos desafios que temos.”

Nos próximos seis meses a atividade do turismo, a procura turística, o nº de pessoas empregadas e o investimento privado deverão registar aumento. Por sua vez, o painel acredita que a rentabilidade e endividamento das empresas, a carga fiscal e o investimento público deverão manter-se, sendo que 27 por cento admite que o investimento público poderá mesmo diminuir. A Alemanha deverá liderar o crescimento dos mercados internacionais. Bom desempenho deverão ter, igualmente, o Reino Unido, França, Espanha e EUA. Em decréscimo deverão estar a Rússia e o Brasil.

O Barómetro do Turismo é um projeto do IPDT lançado em 2006 que conta com a participação de profissionais e líderes das principais empresas e instituições do setor do turismo nacional.

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