João Fernandes toma posse como presidente da Região de Turismo do Algarve

A Comissão Executiva da Região de Turismo do Algarve, liderada por João Fernandes, ex-vice-presidente da Entidade, acaba de tomar posse para um mandato de cinco anos.

 

A aposta centra-se no reforço da estratégia de diversificação e rejuvenescimento da oferta, com foco no desenvolvimento sustentável da região, na captação e fixação de talentos e de investimentos e na modernização tecnológica. O Algarve reforça assim o seu posicionamento de diferenciação pela qualidade e excelência da oferta turística.

Tendo presente a defesa dos interesses da região e do setor, João Fernandes deixou claro que o Algarve pretende manter uma linha de diálogo e colaboração com o Governo e Assembleia da República. Segundo João Fernandes: «Tendo em conta os resultados, podemos dizer com convicção que o Algarve não concorre com outras Regiões do país. O Algarve disputa aquele que é o espaço internacional mais competitivo do turismo à escala global – o mediterrâneo.»

O novo presidente da RTA garantiu a continuidade de projetos como o Cycling & Walking, a Algarve Nature Week, o 365 Algarve e o Algarve Cooking Vacations, os quais têm contribuído para preencher vazios na região e alterar perfis de consumo.

No entanto, traz novas ideias: «A região tem de desenvolver novas motivações de visita, nomeadamente, através do Turismo de Negócios, Turismo Náutico, Turismo Acessível e a Captação de Estágios e de Provas Desportivas. Queremos ser agentes ativos de captação de investimento, que ajude a requalificar a oferta e que traga inovação nos produtos e nos serviços. Para o efeito, estamos a trabalhar na constituição de um portfólio do edificado devoluto ou em estado degradado em zonas turísticas, para juntamente com o Turismo de Portugal, divulgá-lo junto de potenciais investidores”, explica João Fernandes.

Acrescenta ainda: «A RTA está já a colaborar ativamente com a ATA para uma definição comum do novo Modelo de Promoção Externa, que balizará nos próximos três anos o reforço e a captação de novas rotas aéreas. Queremos ainda reforçar a nossa cooperação com a CCDR e os municípios no que diz respeito a questões como a mobilidade, a nova regulamentação do Alojamento Local e definição das anunciadas Taxas Municipais Turísticas.»

Com 44 anos, João Fernandes assume a Presidência da RTA depois de passar por várias organizações como a Associação de Turismo do Algarve (ATA), as Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve (Turismo de Portugal), Universidade do Algarve, entre outras.

Num período em que se registam várias mudanças no panorama do turismo mundial, marcado pelo Brexit e a reemergência de mercados como a Turquia, Tunísia e Egito, o Turismo do Algarve tem vindo, ainda assim, a revelar a solidez e consistência de um destino maduro, consolidando uma procura extraordinária de anos recentes.

Para fazer frente aos novos desafios, João Fernandes conta com uma equipa constituída por Fátima Catarina enquanto vice-presidente da RTA (presidente do conselho de administração da Infralobo – Empresa de infraestruturas de Vale do Lobo) e por Nuno da Silva Monteiro (diretor-geral do hotel Cerro Mar e vice-presidente da Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve – AIHSA). O presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Elidérico Viegas, assume a presidência da Mesa da assembleia-geral da RTA e Isolete Correia (diretora-geral da Marina de Vilamoura) é empossada secretária da Mesa.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui